a
a
HomeTextos e HistóriasTrecho do livro Banquete Maçônico – Origens, Preparação & Ritualística

Trecho do livro Banquete Maçônico – Origens, Preparação & Ritualística

AS ESTAÇÕES NA MITOLOGIA

A origem das estações na mitologia é explicada como um acordo que a deusa Ceres, a deusa dos cereais ou da agricultura, teve de fazer com seu irmão Plutão.

Prosérpina, filha de Ceres, enquanto colhia flores numa luminosa manhã de primavera, foi surpreendida e engolida por uma fenda aberta no solo sob seus pés. Imediatamente, surpreendeu-se num carro de ouro, sendo levada para o reino de seu tio Plutão.

Depois de longa procura, Ceres, como retaliação, ordenou que a terra secasse e, assim, o mundo estaria condenado a perecer por falta de alimento; entretanto, graças à intervenção de Mercúrio, deus da comunicação, Ceres aceitou fazer acordo com Plutão: Prosérpina viveria seis meses com ele e os outros seis meses com ela.

Do arranjo, aceito por Ceres, surgiram as estações do ano, que seriam nada mais que a manifestação do estado de espírito da deusa da agricultura, no decorrer de cada ano.

A primavera e o verão, épocas das colheitas, eram sua alegria, pela volta da filha e pelo convívio com ela, ao passo que o outono e o inverno, épocas em que pouco ou nada se colhia, eram sua tristeza pela partida de Prosérpina.

No comments

leave a comment