a
a
HomeTemplo de Estudos MaçônicosRITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

O Rito Escocês Antigo e Aceito é o mais praticado no Brasil e na maioria dos países da América Latina nos graus simbólicos, e é o Rito mais praticado no mundo nos Graus Superiores. Apesar de muitos autores e Irmãos declararem que o Rito teve origem na França, isso é algo discutível. O Rito foi realmente consolidado na França, mas sua origem pode se dizer escocesa, visto que teve origem quando Carlos I, rei da Inglaterra e de origem escocesa, exilou-se com sua família e famílias nobres mais próximas (também de origem escocesa) na França. Formou-se então uma Loja Maçônica que praticava os antigos costumes escoceses que os “Stuarts” traziam na família. Desse nicho originou-se na França o Rito de Heredom, composto de 25 graus. Mas apenas nos EUA o Rito passou a ter 33 graus e a ser chamado de Rito Escocês Antigo e Aceito.

Digamos então que é um rito criado nos EUA sobre uma base francesa com raízes escocesas!

Os 33 graus do Rito Escocês são concedidos em Loja Simbólica, Loja de Perfeição, Capítulo Rosa Cruz, Conselho Kadosh e Consistório.

A data-marca do REAA é 31/05/1801: fundação do 1º Supremo.
Apesar dos vários Supremos Conselhos do REAA em funcionamento no Brasil, o único reconhecido por toda a comunidade maçônica internacional e aceito nos congressos e encontros internacionais é o “Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil”, com sede localizada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

 

Fonte: https://www.noesquadro.com.br/ordens-ritos-rituais/ritos-diversos/rito-escoces-antigo-e-aceito/

No comments

leave a comment