a
a
HomeGastronomiaO SAL DA TERRA

O SAL DA TERRA

O Sal foi moeda – daí a palavra salário -, foi motivos de muitas guerras. Valorizado pela humanidade teve e tem até hoje grande importância na conservação de alimentos. Na França, a região de Guérande produz um dos sais mais valorizados e famosos no mundo da gastronomia, a Flor de Sal de Guernand.

Muito valorizada pela maioria dos chefs, é o que há de mais nobre no sal marinho, usada para dar o toque final em preparações culinárias, realçando assim, o sabor do alimento – já que é provado que o sal, quando utilizado no ponto certo, abre o sabor de um prato.

Aqui no Brasil, a Empresa Cimsal é a responsável pela nossa melhor flor de sal, sendo competitiva até mesmo com as europeias. 100% natural e artesanal, o produto é extraído utilizando a técnica das salinas francesas. Esta flor de sal é retirada de salinas de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A região possui um clima com muito sol, brisa suave e baixa umidade, condições ideais para a precipitação da flor de sal.

Utilização

O produto é valorizado por possuir o aroma do mar e ser composto por mais de 80 minerais e oligoelementos, além de baixo teor de cloreto de sódio. Dessa forma, a flor de sal pode ser utilizada por atletas e adeptos de uma vida mais saudável.

A utilização do produto em todo mundo vem demonstrar que os franceses, de fato, são precursores em muitas técnicas culinárias. Parte da flor de sal derrete ao ser acrescentada na conclusão de alguns alimentos, e o restante vem dar a textura crocante, enaltecendo o sabor e dando um toque de sofisticação.

Hoje até mesmo em sobremesas o famoso sal é utilizado. Doce com toques de sal sempre foi uma dupla invencível. O sal vai novamente realçar o sabor do doce e torna-lo um prato memorável.

Assim, nosso espaço hoje, no Sabor é para recomendar a utilização deste sal. A indústria brasileira vem crescendo e importando novas e velhas técnicas e propiciando a democrática distribuição de produtos nacionais que competem com os mais valorizados estrangeiros.

Versões

Para Joselito Pacheco, representante comercial da Cimsal em Fortaleza, o Brasil se rendeu à utilização de um produto nobre e que pode se utilizado nos mais diversos tipos de cozinha.

A versão tradicional tem textura leve e delicadeza de sabor, que fazem do valorizado sal um ingrediente especial para acompanhar todos os tipos de pratos – carnes, peixes, aves, saladas e sobremesas de chocolate e caramelo. A versão com limão nos permite sentir um sabor único e é indicada, na experiência e na literatura, para uso na finalização de aves, peixes assados, molhos com azeite para pães e massas. O defumado é de uma elegância sem fim, traz aquele toque defumado aos camarões, peixes, linguiças e aves, como peru e pato. O de ervas finas é outra mistura que deu certo: saudáveis e leves, as ervas europeias podem agregar valor aos peixes, frangos e às manteigas compostas, muito em uso na nossa cozinha.

Podemos usar também a de Alho e Limão, que, naturalmente, harmoniza os sabores ricos em nutrientes essenciais para a saúde. Vai bem na finalização de filé mignon e frangos grelhados, assim como em lagostins e lagostas gratinados, lulas à doré, salmão grelhado ao molho de maracujá, saladas de folhas e palmito em rodela, tudo uma delícia.

Tem ainda a versão com pimenta, com chocolate e de chocolate com pimenta, recomendada para diversos tipos de prato. Aproveite e experimente essa tradicional técnica e faça pratos inesquecíveis para quem ama ou mesmo no seu trabalho de cozinha.

Fonte: Sabor – Diário do Nordeste, 21/8/15

 

 

 

 

No comments

leave a comment