a
a
HomeSessões – Convites – EventosGrão-Mestre Visita Loja “Bento Gonçalves”

Grão-Mestre Visita Loja “Bento Gonçalves”

Como parte das Comemorações ao Dia do Maçom, o Eminente Irmão Lucas Galdeano, Grão-Mestre do GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL, proferiu palestra na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Bento Gonçalves – n°4060, na noite de sexta-feira (18/08).

A Sessão foi conduzida pelo Venerável Mestre João Ires Soares Moreira. Entre as autoridades*, esteve presente o Poderoso Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque, Grão-Mestre Adjunto do GODF.

“Dia 20 de Agosto, dia Nacional do Maçom”, com esse tema alusivo à data comemorativa, o Eminente Irmão Galdeano baseou sua palestra em fatos históricos e científicos. “Agora, com a aproximação à Universidade, a Maçonaria passa a ser desmistificada por alguns pesquisadores”, disse.

Segundo ele, esses novos estudos mostram outra realidade, que diverge da cultura mítica, na qual foi criada a Maçonaria. E, por mais que seja impactante e surpreendente, as pesquisas são necessárias para compreensão dos verdadeiros fundamentos Maçônicos. “Temos que buscar nossa história com metodologia científica, para não incidirmos em erros e conseguirmos entender, de fato, a engrenagem que move a nossa Ordem”, enfatizou.

Após, a exposição os Irmãos se manifestaram a respeito.  “Excelente palestra, quem não compareceu perdeu um estudo riquíssimo e profundo”, disse o Mestre de Cerimônia Irmão Esmeraldino Henrique da Silva. O Poderoso Irmão Reginaldo também elogiou o Grão-Mestre e complementou dizendo que há correntes de estudiosos que aceitam as narrativas históricas como prova documental, citando exemplo de fatos bíblicos, que foram testemunhados e passados por gerações. Ocorrendo da mesma maneira com a história da Maçonaria. “Em diversos relatos é possível resgatar verdades que servem como guia para a Maçonaria”, afirmou.

Antes de encerrar, o Grão-Mestre falou da satisfação em participar da sessão: “Esta Oficina tem espírito de corpo! É harmoniosa, busca o conhecimento e, tem nos ajudado com sugestões”, lembrou, em referência à atuação do Deputado Distrital da Loja, Venerável Irmão Johabem Soares, que foi o autor do projeto de Lei que permite ao GODF ter rubrica para poder ajudar os Irmãos mais necessitados. “Deixo o carinho e o agradecimento da nossa Obediência a todos os Obreiros dessa laboriosa Oficina”, complementou.

Depois, discorreu a respeito da gestão da Administração Distrital, dizendo que há acertos e erros, mas sempre visando o que há de melhor para os Irmãos do GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL. “Temos um calendário robusto: com seminários, estudos, trabalhos de beneficência, mas em nenhuma das atividades existe a obrigatoriedade de participação”. Em seguida, finalizou, esclarecendo: “alguns eventos são gratuitos, outros não, porém, basta escolher qual dentre eles o Irmão deseja participar”.

o término da Sessão, todos os convidados tiveram a oportunidade de degustar o tradicional arroz carreteiro, servido quinzenalmente pela Oficina Bento Gonçalves.

Fonte: http://www.godf.org.br/Post/Visualizar/1651

 

No comments

leave a comment