a
a

ESTES HOMENS, nenhum te forçará a morrer; mas todos te ensinarão como fazê-lo dignamente. Nenhum deles gastará o teu tempo; em vez disso, oferecer-te-á o seu próprio. De nenhum deles ouvirás discursos perigosos; sua amizade não te condenará à morte; sua companhia não te custará nada. Levarás deles o que quiseres: não será por culpa deles, se não tiveres sorvido tudo quanto desejavas.
Que felicidade, que bela velhice aguarda aquele que se entregou ao serviço de tais homens! Terá com quem aconselhar-se sobre os menores e os maiores assuntos; a quem consultar diariamente sobre si mesmo; de quem ouvir a verdade sem insultos, o louvor sem bajulação; terá neles modelos, segundo cuja imagem molde sua própria pessoa.


Costumamos dizer que não pudemos escolher que pais nos seriam designados, que eles nos são dados ao acaso; mas aos bons é possível nascer conforme seu próprio gosto. Eis aqui famílias das mais nobres inteligências: escolhe em qual gostarias de ser aceito! Não serás adotado somente no nome, mas com herança — que não precisarás disputar de modo mesquinho ou cruel, pois ficará tanto maior quanto mais tu a dividires com os outros. Esses homens te darão um caminho para a Eternidade, e te elevarão àquele lugar do qual ninguém pode ser derrubado”.


SÊNECA

 

Fonte: https://www.facebook.com/robisonfogaca?hc_ref=NEWSFEED

Post Tags
No comments

leave a comment