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As Muitas Portas da Maçonaria: O Rito Sueco

A Maçonaria tem muitos rituais – quase 100 só no Reino Unido e tantos nos EUA. E nas centenas de jurisdições podem ou não reconhecer a validade uma da outra. Muitos Rituais e palestras de acompanhamento (de qualidade variada) são conhecidos por seus autores – Anderson, Preston, Dermott, Webb, Sickels, Cerneau, Morin, etc. E muitas Ordens ou Ritos(esquemas de graduação) são conhecidos pelo lugar de suposta origem – Francês ou ‘Latim’ (Grande Oriente), Holandês (Continental), Sueco, Americano, Sul-Americano (influenciado pelo Grande Oriente), Irlandês, Escocês, Russo, etc. As relações raciais americanas resultaram em uma grande proliferação de jurisdições nos Estados Unidos. enquanto linguagem, imigração e política também contribuíram para o mesmo em todo o mundo da Maçonaria. Mesmo antes de Anderson escrever (sem consulta e com autoridade arrogante) suas Constituições para as Lojas Simbólicas para operar sob uma Grande Loja, houve desacordo e houve desde então. A decisão de uma Grande Loja de reconhecer uma outra Grande Loja e, assim, permitir a visitação é muitas vezes politicamente motivada e arbitrária – assim como as reivindicações de jurisdições exclusivas. Em outras palavras, a Maçonaria tem todas as complexidades e fragilidades de qualquer grande instituição criada pelo homem. No entanto, todos compartilham o propósito, à sua maneira, de criar um mundo melhor através de suas respectivas noções de fraternidade.

Rito Sueco (“Eu sou suspeito de qualquer clube que não me tivesse como membro” -Groucho Marx)

A informação a seguir foi extraída de Irmãos com conhecimento e não revela nada que não seja do domínio público.

1. Introdução

O chamado sistema de maçonaria do Rito Sueco (SR)  é provavelmente a constituição mais incomum com a qual nós, maçons americanos e ingleses, desfrutamos de relações fraternas. Não é, como talvez se possa presumir, um ramo pequeno e obscuro da Arte na Suécia: o sistema sueco também é usado no resto da Escandinávia e em muitas nações de língua alemã e é maior das duas maiores constituições da Finlândia . Além do Sueco Svenska Frimurare Orden, a ordem islandesa Frímúrarareglan á Íslandi usa-o, na Noruega encontra-se em Den Norske Frimuerorden , na Dinamarca existe como Den Danske Frimurerorden ; e aGerman Groes Landesloge der Freimaurer von Deutschland e a Austrian Großloge von Österreich trabalham sob alguma forma de Rito Sueco. Não é tão amplamente conhecido que foi uma das grandes vertentes da constituição histórica russa.

Há também uma quantidade limitada de Lojas que trabalham formas do Rito Sueco fora da Escandinávia, nações de língua alemã e Rússia devido a circunstâncias históricas ou cartas especiais. Era uma vez um grande número dessas Lojas na América, particularmente em Nova York, mas esses números declinaram com mais dessas Lojas se unindo às Grandes Lojas locais e eventualmente cedendo suas práticas distintas por várias razões. Com ampla filiação em várias nações iggmportantes, seria justo descrevê-lo como um sistema importante e diferente das formas anglo-americanas com as quais estamos acostumados.

Embora eu seja um membro de uma Loja UGLE , estou extraordinariamente bem informado sobre o sistema sueco. As informações em inglês sobre a ordem sueca estão prontamente disponíveis, de modo que a ênfase neste artigo será nos aspectos de seu sistema que considero mais interessantes, com algumas observações e comparações pessoais.

Meu ponto de partida, no entanto, não é a Suécia, mas um site maçônico dedicado a associações e clubes fraternos. Duas observações na página sobre a Maçonaria me chamaram a atenção. O primeiro, em referência à maçonaria como “um sistema de moralidade”, é o seguinte comentário:

“Essa moralidade é ensinada por meio de interpretação de papéis em pequenas peças teatrais alegóricas com a adição de palestras ou catecismos em que o candidato dá respostas fixas a perguntas formuladas.

O segundo, referindo-se à história da Maçonaria, observou:

“Stewart em uma Palestra Prestoniana recente discute a ligação entre os membros de várias lojas de Londres e a Royal Society para ilustrar o interesse na nova racionalidade, perspectiva política e científica promulgada dentro das Lojas neste período inicial. No entanto, em meados do século XIX, ele concorda com a crítica francesa contemporânea de que a Maçonaria inglesa se tornara um “corpo sem alma”, tendo perdido seu impulso filosófico original, e era então (e ainda é) obcecado pela forma, procedimento decoro, status falso, etc.

Com o tempo, a Maçonaria anglo-americana perdeu tanto a sua cultura de debate e investigação filosófica e até mesmo o seu estatuto como passou de ser elite, revolucionária e intelectualmente carregada para a classe trabalhadora, estatista e francamente enfadonha . Essas duas observações me parecem especialmente relevantes ao discutir certas diferenças significativas entre condições e constituições de origem britânica e o sistema sueco. Espero trazer essa relevância no seguinte.

  1. Origens do Sistema Sueco

O Rito Sueco foi descrito como “uma mistura do puro Rito de York, os altos graus dos franceses, o Templarismo da antiga Estrita Observância e o sistema do Rosacrucianismo”. A Suécia foi um dos primeiros países a receber a Maçonaria durante o seu período de expansão na primeira metade do século XVIII. A Maçonaria chegou à Suécia no início da década de 1730, não da Inglaterra, onde a Maçonaria organizada moderna havia começado em 1717, mas em segunda mão da França. O principal arquiteto da ordem sueca foi CF Eckleff, que projetou um sistema com nove graus.Posteriormente, o duque Carl (mais tarde rei Carl XIII), que era um pedreiro dedicado, redesenhou a constituição para conter dez graus.Este é basicamente o mesmo sistema usado atualmente, embora tenha sido acrescentado um décimo primeiro grau, que é concedido apenas a alguns grandes oficiais da ordem.

A Constituição sueca é uma ordem masculina fechada, exclusiva da fé cristã, que envolve desenvolvimento pessoal, a amizade e bem-estar público (incluindo angariação de fundos). Como tal, é quase único em sua insistência em candidatos que estão praticando cristãos com famílias que são as mesmas. O candidato também deve ter um histórico excepcional e o comitê de investigação é extenso. No início da cerimônia do Primeiro Grau, o candidato deve passar por um longo catecismo em que afirma sua adesão à fé cristã, afirma a fé em Cristo como a melhor de todas as crenças possíveis e confirma que nunca a abandonaria. Embora os irmãos não-cristãos que são membros de outras constituições possam visitar uma loja sueca, eles não podem se tornar membros.

As histórias da Ordem Sueca e as principais ordens na Anglo-esfera são interessantes em sua variação. A Maçonaria Anglo mudou no século 17 como portadora da filosofia radical do Iluminismo: essencialmente republicana (no sentido lockeano), deísta e altamente dinâmica.

Graus do rito e seus respectivos aventais

A Maçonaria chegou à Suécia a partir das Lojas Cristãs na França. A franco-maçonaria francesa, embora provavelmente derivada do inglês, havia se desenvolvido em duas direções: uma explicitamente cristã, e outra cuja tendência era racionalista, talmúdica ou não-religiosa. Este último foi inspirado pela ideologia da Grande Loja Inglesa: os primeiros vieram de britânicos jacobitas exilados, muitos dos quais eram católicos, uma vez que precederam a bula papal contra a Maçonaria. O talmudismo veio da introdução de “estudiosos” orientalistas. A língua e as tradições saxônicas , gregas , egípcias , babilônicas e outras também foram usadas mais uma vez no ritual, mas todas caíram em desuso no século passado em geral. (Deve ser entendido que estas influências maçônicas especulativas foram quase uniformemente adotadas sob a erudição amadora e pela moda e influências do dia; de modo que existia em 1800 um rito maia baseado no Popul Vu e Chilam Balaão e dito ser como “antiga” como qualquer outra prática maçônica. E provavelmente foi.

Na época da formação da primeira Grande Loja, a situação inglesa era única. Como resultado de sua revolução de 1688, asseguraram seu governo monárquico parlamentar particular. No entanto, a Maçonaria, como não foi causadora nem participou dessas revoluções. Assegurando a respeitabilidade, os maçons ingleses permaneceram em silêncio em qualquer parte que seus membros pudessem ter desempenhado, e os maçons continentais reconstruíram as origens míticas das Cruzadas e Cavaleiros dos Templários, até o século XVII . Isso, no entanto, prepararia o palco para uma era de alto envolvimento político dos maçons.

A absurda história de Maçonaria do exilado católico jacobino Chevalier Ramsay, vinda à França através dos parentes medievais da Escócia, era popular, pois foi projetada para contornar as revoluções inglesas por completo. Os próprios maçons britânicos evitavam cuidadosamente qualquer menção de associação com esses levantes. As origens especificamente britânicas da Maçonaria já a tornaram suspeita na maioria dos países continentais, onde parlamentos, revoluções e declarações de direitos eram vistos como inerentemente subversivos.

A Maçonaria chegou à Suécia do ramo religioso conservador, transportada por nobres suecos que haviam sido iniciados na França. No início, assumiu a forma de “lojas particulares”, que tinham o nome de seu fundador, e muitas vezes se reuniam em sua casa, em oposição às antigas Lojas inglesas baseadas nas tavernas. Um deles foi a Loja do Conde Axel Wrede Sparre, fundado em 1735. Uma carta formal foi recebida em 1737 através de um amigo religioso. Carl Fredrik Scheffer, emitido pelo grão-mestre francês Charles Radclyffe, conde de Derwentwater. A Loja foi fechada em 1747, quando Wrede Sparre deixou Estocolmo para marcar uma nomeação como tenente-coronel do regimento de cavalaria de Västgöta.

Em 1752 a loja ‘St Jean Auxiliare’ foi fundada pelo capitão Conde Knut Carlsson Posse, sob a orientação do grão-mestre francês Louis de Bourbon-Condé, conde de Clermont, um príncipe real. Muitos dos maçons dispersos de lojas privadas dormentes ou instáveis ​​se tornaram membros dessa nova loja. Em 1753, o rei da Suécia decidiu declarar a Loja Mãe de todas as lojas suecas . A Maçonaria cresceu consideravelmente depois de 1753, quando Carl Fredrik Scheffer foi instalado como o primeiro Grande Mestre Sueco. No mesmo ano, o rei Adolf Fredrik assumiu “Overlordship” de todas as lojas na Suécia, e assim se tornou o primeiro “High Protector” da Maçonaria, que era semelhante a um passo além do patrocínio oferecido na Inglaterra pela família real.

Grande Loja da Dinamarca, uma das obediências que usam o Rito Sueco

A primeira loja “Scottish” (St Andrew’s) de alto grau foi inaugurada em 1756 com o chanceler Carl Friedrich Eckleff como mestre. Em 1759, Eckleff formou o Chapitre Illuminé (Capítulo Iluminado ou Grande Capítulo) ‘L’Innocente’, e começou a construir um sistema de alto grau que originalmente tinha nove graus, mas depois foi aumentado para dez. Em 1760, a Grande Loja Sueca foi fundada, substituindo ‘St Jean Auxiliare’ como Gra nd Lodge for the Craft, e a atual organização da Ordem foi estabelecida em três ramos: St John’s, St Andrew’s e o Chapter Degrees. A Grande Loja naquela época não tinha poder sobre os graus ‘escoceses’ ou sobre o ‘Capítulo Iluminado’ de Eckleff. Em 1774, o Duque Carl, mais tarde Rei Carl XIII, tornou-se Grão-Mestre de ambos os sistemas, segundo o qual toda a Maçonaria na Suécia estava sob a Grande Loja. Como os criadores imaginários da Maçonaria, os Templários, a Maçonaria tornouseuma ordem religiosa patrocinada pela realeza na Escandinávia e em terras de língua alemã.

O duque Carl foi eleito Grão-Mestre da Estrita Observância em 1776, após a morte do barão von Hund. No entanto, a seleção tinha po repercussõesliterárias , e o duque Carl foi forçado a renunciar ao cargo após apenas dois anos.Não obstante, ele começou a reformar os graus mais altos e, em 1801, lançou o Rito Sueco com onze graus, usando as tradições dos Templários como base, que é, em grande parte, o sistema usado atualmente. O Duque Carl usou o material de Eckleff e acrescentou elementos de outras fontes: a Estrita Observância deixou marcas claras nos Graus do Capítulo (VII – XI). Em 1800, nada menos que 4292 homens tinham sido recebidos como maçons em alojamentos pertencentes à Ordem Sueca. Este grupo foi tanto um produto do Iluminismo suecocomo uma reação contra ele.

Corpos de Graus do Rito Sueco

A Constituição do Rito Sueco Hoje

Vamos nos concentrar no rito sueco na Suécia especificamente como outros ritos suecos desenvolvidos e estão nas principais réplicas deste sistema. O sistema sueco consiste em onze graus, organizados em três diferentes níveis de corpos filosóficos. As lojas Simbólicas são chamadas de “Lojas de São João”. Graus IV-VI são conferidos nos ‘Scottish Lodges of St Andrew’. Acima disso está a ‘Loja do Capítulo’, que é a Maçonaria Templária. O XI grau é um grau honorário dado apenas aos Grandes Oficiais da Ordem (e aos príncipes reais). Os diplomas de artesanato ainda são compatíveiscom os sistemas internacionais, mas o conteúdo cristão particular é mais forte nos graus mais avançados.

Existem inúmeros edifícios de alojamento em toda a Suécia. A maioria contém uma loja de São João ou uma loja de St. John e St Andrew, mas apenas os edifícios da Grande Loja Provincial possuem Lojas do Capítulo. Os três quartos seencontram em salas separadas, já que o design físico das salas da Loja é diferente. Em muitos lugares, não há edifício Lodge (visto que estes são vistos como muito caros e exigem arranjos de negócios que afastem os Lodges mais novos e menores de seu foco principal); Os maçons se reúnem em associações fraternais chamadas brödraförengingar (clubes da fraternidade), aproveitando qualquer espaço adequado disponível. Nestas circunstâncias, eles executam uma versão simplificada dos rituais maçônicos, geralmente sem funcionamento de grau; eles precisam de uma autorização especial para dar graus. Onde há apenas um alojamento inferior, geralmente há um clube de irmandade para os irmãos dos graus mais altos. Em algumas regiões, todas as lojas e / ou clubes da fraternidade reúnem-se em salas não pertencentes à Ordem, muitas vezes alugadas da Oddfellows ou de alguma outra sociedade respeitável.

Os candidatos devem ser recomendados por dois faddrar(patrocinadores, patronos e mentores), um dos quais mantém o sétimo grau e o outro pelo menos o terceiro. O rigor dos relatórios dos patrocinadores (investigações) varia de acordo com a Loja, assim como o uso do escrutínio secreto; embora ambos possam ser usados ​​para um grau raramente visto nas lojas da Anglo Americanas. Os candidatos devem ter no mínimo 24 anos de idade, cristãos e de boa reputação.Existe apenas uma forma de ritual aceito para cada grau, e desvios não são permitidos. Os trabalhos de graduação foram estabelecidos em 1800, mas a linguagem dos rituais é de 1700, o que dá uma impressão semelhante ao funcionamento dos antigos rituais UGLE (a linguagem de muitos dos nossos rituais, enquanto mudou, é essencialmente a de 1813 ou mais cedo, com uma boa dose de interpolações vitorianas e outros enfeites e mudanças).

Os membros, como regra, não permanecem membros da Loja de São João quando se mudam para a Loja de Santo André. Quando um Mestre Maçom é elevado ao IV / V grau, uma ‘carta de transporte’ é enviada para a Loja de Santo André de sua escolha. Ele deixa de ser um membro de sua Loja de Artesanato e paga todas as taxas para a Loja de Santo André. A mesma coisa acontece na passagem de St Andrew’s para Chapter Lodge. Há vários inspetores e altos funcionários da Loja, como as lojas inspiradas na UGLE.

A progressão de um grau para o próximo está longe de ser automática. Um Irmão não apenas deve estar presente regularmente, ele tem que provar sua proficiência e seu conhecimento da Maçonaria. O progresso prossegue de acordo com um conjunto fixo de regras, com um tempo mínimo requerido em cada grau, um número mínimo de visitas nesse grau e alguns outros requisitos que os líderes da Loja revisam. Um irmão não pede o avanço: quando os requisitos são cumpridos, o Venerável Mestre e vice-mestres de sua loja fazem a petição para ele. Espera-se que os irmãos avancem quando convocados, para receber um grau mais alto. O XI grau é um grau honorário conferido a menos de 100 Irmãos de grau X.

St. John’s / graus ( S: t Johannesloge ) :

I   Aprendiz ( S: t Johannes Lärling )
II Companheiro Ofício ( S: t Johann es Medbroder )
III Mestre Maçom ( S: t Johannes Mästare )

Graus de St. Andrew (escocês) ( S: t Andreasloge ) :

IV-V Aprendiz-Companheiro de Santo André ( S: t Andreas Lärlinge-Medbroder )
VI Mestre de Santo André ( S: t Andreas Mästare )
Capítulo (Templário) graus ( Kapitelloge ) :

VII Irmão Muito Ilustre, Cavaleiro do Oriente ( Riddare av Öster )

VIII Ilustre Irmão, Cavaleiro do Oeste ( Riddare av Väster )

Os dois graus seguintes não estão em uso atualmente:

IX Irmãos Iluminados da Loja de São João (S: t Johanneslogens förtrogne bröder eh Tempelkommendörer)

X Loja dos Irmãos de St. Andrew muito iluminada (S: t Andreaslogens förtrogne Bröder, Riddare de purpurbandet, e de Tempelprefekter) *

No topo do sistema está ( Stora Landslogen ) :

XI Irmão Mais Iluminado, Cavaleiro Comandante da Cruz Vermelha ( Riddare och Kommendör med Röda korset )

Existem aproximadamente 60 maçons na Suécia atualmente ocupando o XI o grau e a mesma proporção aproximadamente ao longo de outros grandes corpos que praticam a ROS.Não sendo mais usada a denominação Capítulo Iluminado, eles são membros atuais ou antigos do Grande Conselho ou Grandes Oficiais e constituem a Grande Loja Sueca. A Suécia tem uma ordem civil, equivalente a um cavaleiro britânico, instituída em 1811 como a Ordem Real do Rei Carl XIII. É conferido pelo rei somente aos maçons que detêm o XI grau, com o número de membros limitado a 33 (três dos quais devem ser ordenados) a qualquer momento. O grau de Grão-Mestre é por vezes referidocomo o XII º Grau.

Refletindo sua estrutura peculiar, o emblema da Maçonaria da RSF não é a praça e as bússolas internacionais, mas a cruz vermelha maltesa dos Cavaleiros Templários. O lema da Ordem é Veritas Persuadet (“a verdade convence”). O propósito e conteúdo da Ordem é o desenvolvimento pessoal (de base cristã), a sociabilidade fraterna e o amor fraterno; que se manifestam através de funcionamento da Loja, discussões, refeições comunitárias e outros eventos sociais; além de contribuições para instituições de caridade dignas.

O anel de sinete da Ordem é emitido no VIII grau e é usado a critério do Irmão publicamente. Neste nível, um Irmão também é obrigado a ter projetado seu brasão de armas, caso ele não esteja de posse de um, que está pendurado no Salão do Capítulo de sua Grande Loja Provincial.

  1. O funcionamento de uma loja sueca

Como a Ordem SwR mantém um alto grau de sigilo sobre virtualmente tudo o que está relacionado com o seu trabalho , e parece não haver exposições autoritativas (embora houvesse uma prática, a única maneira de um pedreiro não-RJ obter qualquer conhecimento detalhado sobre suas cerimônias são para aprender e participar de reuniões da Loja, recebendo um convite para a Obra em si como um visitante aprovado e de boa fé . Os graus mais altos são fechados para visitantes de outras jurisdições. Eu, portanto, farei algumas observações sobre minhas observações dos dois. trabalhos de graduação em que tenho participado, mas apenas em termos muito gerais.

Em uma cerimônia do Primeiro Grau do RI há muito do que é familiar e muito estranho. Não há, por exemplo, ferramentas de trabalho e os símbolos na placa de rastreamento são bem diferentes. Todo o piso da sala da Loja pode ser em mosaico preto e branco, e um pano de chão é levado e espalhado no centro com grande cerimônia. Não há guardas no oeste e no sul: em vez disso, dois bevakande bröder (‘guardando irmãos’ ou ‘superintendentes’) sentam-se em cadeiras semelhantes a tronos lado a lado a oeste, de frente para o Mestre. Como eles não usam pedestais, eles sinalizam os golpes batendo nos punhos de suas espadas com pequenos martelos em forma de ampulheta, usados ​​emcorrentes ao redor de seus pescoços!No entanto, apesar das muitas diferenças, a essência da cerimônia continua sendo familiar, e passagens em algumas acusações têm uma forte semelhança com aquelas em nosso próprio ritual. A essência do grau é omesmo que os números relacionados tendem a ser retirados de diferentes fontes.

Da mesma forma, no Terceiro Grau, o esquema geral é familiar (mesmo que a figura central neste trabalho não seja HA! ). Sempre que possível, a cerimônia é conduzida não na sala do St. John’s, mas em uma sala especial nos cofres do prédio. O elemento teatral é, mais uma vez, muito maior do que nas muitas constituições que ocorrem na Maçonaria Anglo Americana.Curiosamente, o pano de fundo para o pedestal do Mestre é preto com lágrimas de prata, como usamos em alguns graus. Neste grau, como em todos, exceto o primeiro, o candidato é obrigado a apresentar um documento adequado a par com o trabalho do grau , consistindo no que ele aprendeu do grau anterior. Este documento deve ser aprovado antes que a cerimônia possa prosseguir e tais documentos são exigidos regularmente.

A ênfase na Maçonaria Anglo Americana é encomendar a Loja quase como um assunto de negócios;gastando tempo em minutos, discutindo membros ausentes, questões financeiras etc. Os assuntos da Loja SwR são tratados pelo Mestre do Presidente (o WM) e seus oficiais;o que poderiaser chamado de uma gestão iluminada. Uma compreensão clara do que é o status das coisas até o nível da Loja particular é dada anualmente para que os membros sejam informados. Assim liberta a loja para se concentrar em fazer cursos, ministrar palestras e trabalhar no templo. O negócio do bem-estar dos Irmãos é levado muito a sério, seriamente demais para ser despachado com um “tudo está bem” ou um pedido para ser lembrado nas orações dos Irmãos.

Não existe uma ‘sessão de negócios’ antes de uma sessão de trabalho: a cerimônia começa imediatamente quando os Irmãos são reunidos. As refeições são tomadas após todas as reuniões maçônicas e são consideradas parte integrante do trabalho. O código de vestimenta foi relaxado nos últimos anos, assim como o nosso. Muitos maçons ainda usam um terno com colete preto, mas um smoking ou terno escuro e gravata também são aceitáveis. Há um avental diferente para cada grau, e a regalia de terceiro grau é o que os maçons suecos usam quando visitam lojas de artesanato no exterior.

Uma diferença entre a alvenaria SwR e os sistemas anglo-americanos é que não há nenhum procedimento pelo qual todos os Irmãos se revezam na manutenção dos escritórios da Loja. As lojas são grandes; por exemplo, a cidade de Uppsala tem mais de 500 pedreiros, mas apenas dois alojamentos. Há muitos oficiais, mas um mestre mantém o cargo por seis anos e outros por pelo menos um ano, geralmente mais. Não há posto de Past Master no sistema Sueco, e um Mestre cujo prazo expirou simplesmente retoma seu lugar entre os Irmãos.

Isso reflete uma diferença fundamental entre os sistemas anglo-americanos e a ordem sueca.Enquanto os maçons britânicos e norte-americanos aguardam o próximo escritório, os pedreiros suecos aguardam o próximo grau.Poucos esperam permanecer depois de se tornar um Mestre Maçom: a maioria espera se absolver bem e passar para a seção de alto grau da Ordem, embora isso varie com os indivíduos. Isso também significa que o SwR não tem a seleção de muitos sistemas diferentes de alto grau, como existem na Grã-Bretanha ou na América; é um sistema integrado.

Normalmente, leva cerca de dois anos para se tornar um Mestre Maçom, e de 15 a 20 anos para alcançar o X grau.

Como conseqüência, as lojas tendem a ser menores, mas maiores do que estamos familiarizados. Por exemplo, Em Estocolmo , com mais de um milhão de habitantes, tem apenas um punhado de lojas de aprendiz .Cada uma deles tem centenas de membros e realiza cerca de uma reunião por semana. Existem lojas universitárias que são bastante populares, como no Reino Unido. No entanto, alojamentos com participações seletivas de interesses, como policiais, advogados, soldados ou alguma outra profissão, como podem ser encontrados no Reino Unido, são raros. (Eles também são cada vez mais raros na América, o que pode ter mais a ver com o declínio geral da Maçonaria.) A diferença é que as Lojas SwR já possuem um nível de exclusividade (pela natureza altamente seletiva de seus membros) enquanto a Maçonaria Americana. não pode mais se especializar devido a níveis extremamente baixos de interesse e retenção extremamente fraca, tornando-o incapaz de ser seletivo de tal forma.

Para visitar uma Loja Sueca, é preciso ser pelo menos um Mestre Maçom e pertencer a uma Loja que é reconhecida pela Ordem Sueca da Maçonaria. Para os graus acima do terceiro, é preciso ser membro de um sistema estrangeiro de alto grau;existem tabelas de conversão entre os grupos. O grau X, no entanto, não recebe visitantes, como a maçonaria americana de 33 graus, que não aceita visitantes em seu mais alto grau.

  1. Críticas Sociais e Religiosas da Maçonaria do Rito Sueco

A Maçonaria é considerada com certa reverência pelos escandinavos (e talvez pelos alemães) em geral, quer os aprovem ou não.Demograficamente, afastou-se constantemente da reserva da realeza e da aristocracia para uma classe predominantemente de classe média alta, um perfil semelhante ao do Rotary. Quando houve um período de inatividade nos anos 1960 e 1970, a adesão tornou-se mais diversificada. A crítica geral é que tais organizações formam corpos de decisão de elite. Anders Westholm, professor associado de política na Universidade de Uppsala, comentou sobre o suposto elitismo maçônico em um jornal sueco:

“Na medida em que uma organização contribui para a redução da diversidade de

opiniões e alternativas de decisão, é um perigo para a democracia. Poderia levar ao recrutamento internacional para compromissos de elite. “- Expressen 12/1/95

No entanto, a mesma crítica é aplicada sem distinção ao Rotary, Lions e igrejas afluentes! Mais significativa é a crítica religiosa da Maçonaria Sueca. A Igreja do Estado ( Svenska kyrkan , Luterana evangélica) não tem problemas aparentes com a maçonaria, e muitos de seus membros, clérigos e até mesmo bispos são maçons. Alguns, na minoria Igrejas Livres ( Missionskyrka, Evangeliska frikyrkan, Pingstkyrkan, todos bastante parecidos com os evangélicos), por outro lado, consideram a pertença à Maçonaria incompatível com a adesão de si mesmos, geralmente com base no fato de que o SwR é o equivalente a um ” igreja seletiva “ou a versão protestante de um” confrade católico “.
Duque Carl, mais tarde rei Carl XIII, desenvolveu a filosofia moral do Rito Sueco, e através de duas grandes revisões de rituais em 1780 e 1800, ele criou o sistema que, em essência, permanece inalterado até hoje.Como Carl foi afetado pelas modas gnósticas e esotéricas de seu tempo, suas revisões trouxeram esses elementos para os graus mais elevados, isto é, gnósticos e rosacruzes. elementos.

Católicos (por sua própria igreja) pode ou não ser proibido de se juntar ao SwR apesar de seu caráter cristão. A Igreja geralmente se opõe a ordens maçônicas sendo, aos olhos daquela Igreja, de natureza religiosa, mas não exclusivamente cristã. Um padre católico explicou a possível oposição ao SwR nos seguintes termos:
“Consideramos que esta [ideia de que os católicos podem ser maçons] não é possível: porque os maçons são em princípio relativistas, são por natureza uma versão mais moderna dos gnósticos, são os herdeiros e os que reconhecem um tipo de teologia do Iluminismo e filosofia que é incompatível com a fé católica… a fé é principalmente pública … não se pode construir uma entidade esotérica, “Ecclesiola”, dentro da comunidade maior e separada dela, onde somente os eleitos seriam admitidos e que afirma ter um especial , tradição secreta que somente esses eleitos podem compartilhar como parte da Igreja Católica, um “conhecimento secreto” que implicaria um “estágio superior” da fé cristã – que é exatamente o que os gnósticos afirmavam – e não se pode celebrar um tipo de quase- esotérico -sacramental e simultaneamente ser católico “.

Qualquer que seja a verdade dessas acusações, os maçons suecos, incluindo alguns da pequena população católica, não vêem nenhum conflito com a igreja das doutrinas da igreja, e as igrejas estatais da Escandinávia têm apoiado a Maçonaria com base nesses argumentos. Até onde eu sei, o esoterismo dos graus suecos superiores é um elemento que não é encontrado em nossas ordens deCavaleiros Templários ou de RosaCroce.

  1. Conclusões e observações pessoais

Comecei este trabalho com duas observações sobre a Maçonaria anglo-americana, a primeira das quais, em referência à maçonaria como “um sistema de moralidade”, dizia o seguinte:

Essa moralidade é ensinada por meio de representação de papéis em pequenas peças teatrais alegóricas com a adição de palestras ou catecismos em que o candidato dá respostas fixas a perguntas formuladas.

Ensinar moralidade por alegoria e símbolos nos torna atores em uma peça, onde a sala da loja é a teatro e o candidato protagonista. No entanto, em comparação com os trabalhos suecos, nossos teatros são muito pobres. Nossos diáconos marcham o candidato rapidamente pela sala sob o brilho intenso da iluminação fluorescente , enquanto os irmãos se sentam, trocando comentários jocosos em voz baixa . A atmosfera é descontraída e amigável, e qualquer significado é deixado para o indivíduo e, na maioria das vezes, não tem sentido algum.

Um trabalho da RUP é uma experiência intensamente solene e quase mística. O ritual de um grau de RUP é um pouco mais simples e explícito do que o nosso, reforçando ainda mais a atmosfera do outro mundo e aumentando a experiência compartilhada.
A segunda observação, em referência à história da Maçonaria, observou:

…. No entanto, em meados do século XIX, ele [Stewart] concorda com a crítica francesa contemporânea de que a Maçonaria inglesa se tornara um “corpo sem alma”, tendo perdido seu impulso filosófico original, e até então (e possivelmente ainda é) obcecado por forma, procedimento, decoro, status etc.

Isso resume o que considero ser a principal diferença filosófica entre os dois sistemas . A maçonaria anglo-americana, tendo abandonado seu engajamento original no debate social e científico fluido, contemporâneo (e frequentemente controverso), agora coloca a entrega do ritual por especialistas como seu objetivo mais elevado e falha em exigir ou até mesmo pedir interpretação e compreensão. Apesar das afirmações em contrário, a essência de um trabalho “bom” é geralmente considerada proficiência em aprendizagem de palavras perfeitas, em vez de conteúdo ou significado. O aspecto filosófico, avidamente debatido pelos Irmãos do século 18, existe na melhor das hipóteses apenas de forma atenuada e vestigial.

A Franco-Maçonaria, por outro lado, reteve seu impulso espiritual original (se não filosófico), e claramente coloca isso no centro de todas as suas atividades. A educação maçônica e a prova de aprendizado pelos candidatos como pré-condição para o progresso são consideradas da mais alta importância. Discussões de assuntos variados ocorrem, muitas vezes iniciadas pelo trabalho da Loja e, muitas vezes, durante a refeição seguinte, com a advertência permanente para evitar o rancor, pressionando a solicitação de negócios ou proselitismo. Isso se opõe à acusação de proibições mais rígidas entre a UGLE e a American Masons. Embora possa haver algumas preocupações em comum com aquelas expressas por nossos próprios membros, por exemplo , o desejo de um ritual mais curto, e mais envolvimento de esposas e parceiros, o pedreiro sueco é realmente um cavalo de uma cor diferente.
Em um artigo recente ao United Masters Lodge of Research na Nova Zelândia, RW Bro. Neil Ingram, ex-Grão-Mestre da Província, comentou que a nova política de ‘Abertura’, e suas campanhas de recrutamento de associados, pareciam ser contraproducentes. Ele observou que em todo o mundo:

“As jurisdições maçônicas focadas no número de membros estavam falhando,enquanto aquelas focadas na qualidade dos membros e reuniões estavam tendo sucesso.”

“Quanto menos fácil é tornar-se maçom, a associação  se torna mais desejável para candidatos potenciais. Em termos simples, as coisas facilmente alcançadas não são altamente valorizadas.Temos o cuidado de tornar a instrução valiosa e limitá-la àqueles que a podem valorizar. “

‘Abertura’ é um anátema para a Ordem Sueca, conforme expresso pelo Ex-Grão-Mestre, MW Bro. Gustav Piehl:

“Ao publicar suas regras e regulamentos, a Ordem visa informar o público a manifestar explicitamente sua mensagem. A estrutura organizacional e os próprios Rituais, entretanto, continuarão a permanecer estritamente secretos. Os próprios procedimentos que acontecem em uma reunião da Loja sempre devem ser A passagem pela estrutura do grau maçônico destina-se a revelar o conhecimento empírico.Se a substância contida nesses rituais for publicada, o modelo pedagógico e a experiência singular de cada candidato seriam então perdidos. desvelamento de uma prova escrita de lições não descobertas. “

As unidades de associação também não são aceitáveis. É relativamente difícil se inscrever para participar do SwR (mais em alguns Lojas e jurisdições do que outros), e a aceitação é baixa. Qualidade, em vez de quantidade, é o foco: qualidade no ritual (sem uma ênfase obsessiva na aprendizagem automática: em ambos os graus que testemunhei, cargas mais longas foram lidas de um livro encadernado em couro ), qualidade na educação, qualidade dos candidatos, qualidade das instalações, qualidade do refeitório, etc. O que ouvi dizer é que os maçons da RCA sentem que é em grande parte melhorando progressivamente a sua membresia que os irmãos continuam a participar. Eles eventualmente esperam ter apenas os melhores membros.

“Nosso critério é que os novos membros sejam melhores que nós. Aceitamos um novo membro como irmão, mas também olhamos para eles como um pai, independentemente da idade; queremos que nossos novos membros sejam mais capazes e mais comprometidos do que nós e queremos ajudá-los a ser assim “. Ir. Carl Sund

Apesar dessa perspectiva seletiva, a adesão está crescendo constantemente. Mais significativamente, a disseminação das idades é muito mais uniforme: os membros variam de meados dos anos 20 a meados dos anos 80, mas a curva atinge o pico em meados dos anos 40. Nos sistemas de língua inglesa, como sabemos muito bem, a curva é altamente distorcida para os idosos, com um pico no final dos anos 60 e a retenção é muito fraca. Isto indica o sucesso relativo do recrutamento passivo sueco.

traduzido por Ir.Bruno Oliveira  do original disponível no link: http://thelodgeroom.blogspot.com/2008/03/many-doors-of-freemasonry-swedish-rite.html?m=1

Fonte: http://www.irmaosdaordem.com.br/as-muitas-portas-da-maconaria-o-rito-sueco/

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