PRIMEIROS PASSOS, VALIOSAS EXPERIÊNCIAS

Recentemente iniciado na Ordem Maçônica, hoje sou Companheiro Maçom, tenho tido uma experiência única muito além das expectativas que imaginava.
Oriundo de uma família de numerosos Maçons que me servem de espelho, (meu bisavô iniciou na Loja Progresso, Oriente de Campos dos Goytacazes, no final do século XIX) percebi de pronto que fiz a opção certa ao aceitar o honroso convite para conviver entre os homens livres e de bons costumes. Orientado pelos Irmãos mais experientes procurei através da literatura maçônica aprender o significado dos símbolos e a importância dos Ritos no crescimento do meu ser como homem, pai de família, profissional e partícipe da vida política, mesmo que apartidária, do meu país.
Isso em nada influenciou minhas convicções religiosas e,    muito pelo contrário, fez crescer a minha fé em Deus, o criador de todos os mundos, o Grande Arquiteto do Universo, com seus infinitos elementos cósmicos perfeitamente equilibrados por Sua força divina e poderosa. Estou aprendendo, de forma racional, a respeitar as muitas e complexas diferenças entre os iguais em todos os níveis da vida em sociedade, sem sectarismo religioso ou político, abominando qualquer tipo de preconceito e hipocrisia, me sinto mais útil e cooperativo. Ao contrário do que possa supor, ou afirmarem, os adversários da Maçonaria, não obtive qualquer ensinamento ou aconselhamento no sentido contrário ao da harmonia, da concórdia, do amor, da fé, da caridade e da esperança, virtudes que devemos, a todo custo, buscar dentro de nós mesmos em prol de uma comunidade mais justa e menos imperfeita.
Estimulado por aqueles que vivenciam há mais tempo que eu a nossa Instituição, estou frequentando, com certa assiduidade, Lojas coirmãs, de outros Orientes e de Ritos diferentes também, e tenho percebido que a essência dos preceitos maçônicos são os mesmos.
Tenho sido recebido, sem distinção, com muita fidalguia e consideração em todas as oportunidades que me faço presente, seja dentro de Loja ou no jantar (ágape) que sempre nos é servido, conhecendo e nos fazendo conhecer não apenas como novos Irmãos, mas, principalmente, como grandes amigos.
Aliás, essa é outra característica peculiar da Maçonaria:     os laços de amizade e companheirismo se fazem de forma sólida, com muita facilidade e espontaneidade, extensivo às nossas esposas e filhos, que passam a conviver num ambiente salutar e respeitoso, ganhando assim muitos cunhados e sobrinhos; é a FAMÍLIA Maçônica.
Através das visitas, consegui entender também que,    quando fui Iniciado, não passei a fazer parte somente da minha Loja-Mãe, mas da Maçonaria Universal. Entendi que posso ser útil na minha Loja e também em qualquer Loja Maçônica, buscando sempre somar, vivendo em harmonia com os demais Irmãos e com as forças cósmicas construtivas emanadas pela Egregora da Ordem. Tenho a plena consciência que estou dando os primeiros passos de uma longa caminhada e de uma nova vida no sentido de conhecer a verdade e de enriquecer o meu espírito, mas as valiosas experiências que tenho vivido me mostram que estou no caminho certo. Devo utilizar os instrumentos que a Sublime Ordem dispõe a meu favor, para, sendo pedreiro de mim mesmo, poder construir o meu Templo Interior, da melhor forma e devolver para o próximo um ser humano melhor do que eu era antes de Iniciar na Arte Real. Estou dando o meu melhor e, em troca, estou recebendo muito mais que esperava. Estou mais forte, justo, prudente e agindo com mais temperança. Graças à pura Maçonaria.
Geraldo Ribeiro da Costa Jr.
ARLS “Cavaleiros da Justiça”
Oriente de Vitória, Espírito Santo

 

Fonte: https://martinlutherking63.mvu.com.br/site/primeiros-passos–valiosas-experiencias/00JVXZ6EElE-3/atr.aspx

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE
ADQUIRA AGORA MESMO ESTE LIVRO

Esta Coletânea reúne alguns retalhos e recortes da rica história do Grande Oriente do Brasil, primeira Potência Maçônica a se instalar em território brasileiro, em 17 de junho de 1822, em comemoração aos seus 195 anos de existência.

MAÇONARIA, MAÇOM, MAÇONS, LIVROS MAÇÔNICOS, LIVROS ESOTÉRICOS, GOB, COMAB, GLM, LOJA MAÇÔNICA, GRANDE LOJA MAÇÔNICA, HISTÓRIA DA MAÇONARIA, HÉLIO PEREIRA LEITE, HÉLIO P. LEITE, HPL, 195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, O GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMEMORA 195 ANOS DE FUNDAÇÃO

195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO

GRANDE ORIENTE DO BRASIL


MAÇONARIA, MAÇOM, MAÇONS, LIVROS MAÇÔNICOS, LIVROS ESOTÉRICOS, GOB, COMAB, GLM, LOJA MAÇÔNICA, GRANDE LOJA MAÇÔNICA, HISTÓRIA DA MAÇONARIA, HÉLIO PEREIRA LEITE, HÉLIO P. LEITE, HPL, 195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, O GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMEMORA 195 ANOS DE FUNDAÇÃO


Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta