Pisco Sour: conheça a “caipirinha” peruana

O pisco sour, drinque mais famoso do Peru, é uma espécie de caipirinha do país. A base do coquetel é o pisco, água ardente com gradação alcoólica entre 38 e 48, obtida da destilação da uva. A bebida nasceu no século 17 no vale de Ica, próximo a um povoado chamado Pisco. Para a fabricação da bebida, as uvas frescas passam por cubas de fermentação por um período de 7 a 14 dias. Em seguida, o líquido vai para o alambique para a destilação. Para finalizar, o pisco passa de três a nove meses em repouso.

Ao todo, o Peru fabrica oito variedades de uva (aromáticas: Itália, albilla, moscatel e torontel e não aromáticas: quebranta, negra criolla, molar e uvina), que geram quatro tipos de pisco: o puro, feito de apenas uma variedade de uva; o acholado, conhecido como blended, proveniente de uma mescla de diferentes tipos de uva; o mosto verde, feito com uvas que ainda não completaram o processo de fermentação, sendo destilada antes do açúcar se transformar em álcool; e o aromático, feito com uvas aromáticas.

O pisco se tornou uma bandeira nacional e possui até um museu. O estabelecimento, localizado na cidade de Cusco, funciona como um bar e museu que conta a história da bebida. No Museo del Pisco é possível encontrar diversos tipos da bebida e provar diferentes driques. O visitante também pode fazer uma aula de pisco sour para aprender a preparar o icônico drinque com um barman especializado. O curso rápido custa 25 soles (cerca de R$ 20,50).

Além do destilado, o pisco sour também leve limão, açúcar, clara de ovo, gelo e uma pitada de pimenta. Já existem também diversas variações do coquetel, com adição de frutas e outros ingredientes como creme de leite ou canela. Confira na galeria o passo a passo de pisco sour ensinada pelo barman do Sumaq Machu Picchu Hotel.

Pisco Sour

Ingredientes
57 ml de pisco
28 ml de pisco macerado com casca de limão
28 ml de sumo de limão
28 ml de xarope de açúcar
1 clara de ovo
5 a 8 cubos de gelo (caso prepare no liquidificador, use a quantidade mínima de gelo)
Molho de pimenta

Modo de preparo
Coloque o pisco, o limão, o xarope de açúcar, a clara e o gelo em uma coqueteleira. Agite por 10 a 25 segundos, até formar espuma. Peneire sobre o copo e, em seguida, adicione de duas a três gotas de molho de pimenta sobre a espuma.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/receitas/bebidas/pisco-sour-conheca-a-caipirinha-peruana,d927d49ab9fbf310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

 

Deixe uma resposta