Os 10 anos da Loja Universum

Com a realização de homenagens aos fundadores, em sessão magna, a Loja “Universum” nº 475, de Porto Alegre, comemorou uma década de trabalhos maçônicos. A cerimônia contou com a presença do Grão-Mestre do GORGS e presidente da COMAB Tadeu Pedro Drago e do ministro da Administração Ivo Gilberto Fraga. Presente também o representante da GLMERGS, Irmão João Batista de Carvalho, do delegado adjunto da 33ª Região Maçônica André Luiz Gonçalves Ferreira e representantes das Lojas “Chama da União” nº 446, “Força e Luz” nº 457, “Harmonia IV” nº 444 e “Obreiros do Oriente” nº 245 (GORGS), e “Osvald Wirth”, “Themis”, “José Caraver”, “Ermanubis”, “Sabedoria e Prudência”, “Fé, Esperança e Caridade” e “Cidade de Viamão” (GLMERGS), totalizando 58 Irmãos presentes. A festividade teve lugar no Templo “Ítalo Tambelini”, no Centro Templário “Grão-Mestre Milton Barbos da Silva”, do GORGS.

Na abertura dos trabalhos, o secretário Eraclides Gonçalves Dinate apresentou a ata de fundação da Loja, destacando os Irmãos fundadores. Na sequência, foram chamados para receberem comendas os seis fundadores presentes à cerimônia: Alexandre Mota Pivato, José Alberto Guterres Coelho, Lothar Lírio do Nascimento, Paulo Roberto Fochesato, Paulo Rogério de Oliveira e Roberto de Souza Cestari receberam a medalha “Bento Gonçalves” das mãos do Grão-Mestre Tadeu Drago e do representante da GLMERGS João Carvalho. O também fundador Rene Walter de Azevedo Zanini não esteve presente, por questões profissionais. O Irmão Lothar Lírio falou em nome dos fundadores, externando sua imensa alegria em ver hoje a Loja pujante e firme nos propósitos idealizados naquele 6 de maio de 2008.

O orador da noite, convidado especialmente para a sessão, foi o Irmão Benamy Kvitko, da Loja “Vigilantes Solarinos” (GLMERGS). Em seu discurso, falou do histórico da Oficina, ressaltando o trabalho do Grão-Mestrado da época: José Aristides Fermino (G.M.), Tadeu Pedro Drago (G.M.A.), além do ministro da Administração Ivo Gilberto Fraga, que atuaram de forma decisiva em prol da nova Loja. Agradeceu também a cada Maçom que trabalhou pelo crescimento e fortalecimento das colunas da “Universum”. E encerrou lembrando que a preocupação com a sociedade e a participação dos Maçons sempre foi e continuará sendo parte do seu trabalho. “Promover o bem-estar da humanidade para tornar o mundo mais justo e perfeito”, concluiu o orador.

Muitas surpresas fizeram parte da ordem do dia. Lojas co-irmãs presentearam a aniversariante com regalos que simbolizam a amizade recíproca e a importância da “Universum” na Maçonaria gaúcha. O Grão-Mestre do GORGS e o representante da GLMERGS foram com presenteados com miniaturas de malhetes. O Venerável-Mestre Valmor de Oliveira Junior foi surpreendido quando o mestre-de-cerimônias Armando Pita anunciou uma quebra de protocolo: era a deixa para a entrega, em nome de todos os Obreiros da Loja, de uma miniatura de malhete aos Irmãos que cumprem o honroso compromisso de dirigirem os trabalhos da Oficina. Primeiramente o Venerável-Mestre, que recebeu um malhete em ouro das mãos do Irmão mestre Sérgio Galantin; na sequência, o 1º vigilante Sidarta Monte Blanco da Rosa, recebeu um malhete em prata do aprendiz Roner José Salvador, e, após, o 2º vigilante Eduardo Feijó de Oliveira, foi presenteado pelo companheiro Josenei Fonseca, também com malhete em prata.

O Grão-Mestre do GORGS cumprimentou de forma especial aos Irmãos da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS), comemorando o trabalho conjunto das duas Potências Maçônicas. Falou da importância do conhecimento, do planejamento e da boa administração na Maçonaria: “É gratificante saber que a Loja ‘Universum’ trabalha e cumpre na íntegra seu papel de indutora intelectual, moral e espiritual de seus obreiros”, manifestou. Presenteou o Venerável-Mestre com exemplares da revista oficial do GORGS, O Delta, para o enriquecimento da biblioteca da Loja. O V.M. Valmor Júnior expressou a admiração, o respeito e o carinho de todos os Irmãos para com os fundadores da Loja, responsáveis pela harmonia e pelo trabalho nesses dez anos de história. “O grande segredo na busca da nossa evolução é ter a humildade de ser um eterno aprendiz”, encerrou, emocionado.

Fonte: http://gorgs.org.br/site/index.php/2018/07/03/os-10-anos-da-loja-universum/

Deixe uma resposta