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Maçonaria como Disciplina Acadêmica (Parte I)

“Por que Reis e Príncipes, nobres, juízes e estadistas, soldados e marinheiros, Clero e doutores, e homens de todas as esferas da vida procuram adentrar os Portais da Maçonaria?” (G. W. Daynes, The Birth and Growth of the Grand Lodge of England, Londres: Masonic Record, 1926, p. 185)

 

Introdução

O livro de Stephen Yeo de 1976, Religiões e organizações Voluntárias em Crise, é um estudo da vida social da cidade de inglesa de Reading entre 1890 e 1914. Yeo descreve uma cidade cujo tecido social era unido por muitas associações e atividades voluntárias “de capelas Congregacionais até a Federação Social Democrata, do Hospital Sunday Parades até Sociedades Literárias e Científicas”. Esta ecologia social estava enraizada nas igrejas e em uma cultura paternalista incentivada por grandes empregadores, tais como os famosos fabricantes de biscoitos de Reading, Huntley & Palmer. Yeo pinta um retrato vívido de uma cultura associativa vibrante, que agora praticamente desapareceu. No entanto, Yeo admite, houve uma grande omissão em seu estudo. Ele descreve como “Um ministro Congregacionalista na década de 60, mostrando-me as fotografias de diáconos, etc., na parede da sacristia da sua capela, contou-me que eu não poderia realmente compreender a vida em capela do século 19 sem saber alguma coisa sobre os maçons”. Os vigários de St. Mary’s e de St. Giles em diferentes datas antes de 1914 eram ambos altos oficiais na hierarquia maçônica local. “Yeo foi ao salão maçônico local, mas não lhe foi permitido examinar os registros ali mantidos”. Os maçons, uma das maiores e mais prestigiadas organizações voluntárias de Reading, com três lojas distintas em 1895 foram consequentemente deixados de fora do livro de Yeo.

Desde que Yeo escreveu, tem havido uma revolução silenciosa na maçonaria inglesa. Parcialmente em resposta aos ataques à maçonaria por escritores como Stephen Knight, bibliotecas e museus maçônicos foram abertos ao público. A magnífica Biblioteca e Museu da Maçonaria no Freemasons’ Hall em Londres, oferece visitas públicas diárias, e em 2002 um evento ‘Open House’, atraiu mais de 2.000 visitantes em um único dia. Sua biblioteca está disponível gratuitamente para estudiosos e listas de sua correspondência histórica e respostas de membros iniciais estão sendo montadas na internet. A Província de Berkshire, onde se localiza Reading, tem uma das maiores bibliotecas provinciais, com mais de 13.000 livros, e a biblioteca agora está aberta diariamente ao público em geral. Berkshire foi uma das primeiras províncias inglesas a criar um site na web. Eu mesmo sou uma encarnação dessa nova política. Em 2000, a Universidade de Sheffield estabeleceu, com financiamento da Grande Loja Unida, da província de Yorkshire West Reading, e de Lord Northampton, o Pro Grão-Mestre, o primeiro centro em uma universidade britânica dedicado ao estudo acadêmico da Maçonaria. Embora eu não seja maçom, fui nomeado como o primeiro diretor deste centro.

É claro que o “cuidado” da Grande Loja Inglesa em relação a Yeo não foi compartilhado por todas as Grandes Lojas Europeias. O Grande Oriente da Holanda há muitos anos deu boas-vindas aos estudiosos que desejavam utilizar sua notável biblioteca. Pouco depois que o livro de Yeo foi publicado, a Professora Margaret Jacob usou da biblioteca do Grande Oriente e seu livro resultante, Iluminismo Radical: Panteístas, Maçons e Republicanos alterou profundamente a nossa percepção da história cultural da Europa do século XVIII. A boa-vontade do Grande Oriente da Holanda em disponibilizar suas coleções aos estudiosos desempenhou um papel significativo no aumento do interesse acadêmico pela Maçonaria ao longo dos últimos 20 anos. Trevor Stewart recentemente compilou uma bibliografia de artigos sobre a Maçonaria europeia, que apareceu em periódicos acadêmicos desde 1980. Esta contém 269 itens, e até mesmo isso dá apenas uma visão parcial de toda a extensão da pesquisa sobre a Maçonaria, uma vez que ela exclui artigos sobre a América, África e Ásia, bem como periódicos publicados por organismos maçônicos, teses e monografias.

Apesar de todo esse trabalho, nosso quadro da Maçonaria continua fragmentado. Em muitos países, particularmente na Inglaterra, a Maçonaria é ainda considerada um assunto exótico, fora do meio acadêmico geral. Ela é frequentemente esquecida pelos estudiosos, mesmo quando devesse se ampliar seus estudos. Por exemplo, a biografia do Duque de Connaught por Noble Frankland de 1993, que como Grão-Mestre de 1901-1939 foi uma das figuras dominantes na Maçonaria inglesa moderna, não faz menção da carreira maçônica do duque. O quadro é naturalmente diferente na Europa e Estados Unidos, onde há um interesse acadêmico de longa data pela Maçonaria, mas aqui não há um consenso geral sobre a sua importância e o seu significado. A bibliografia de Trevor Stewart ilustra como a Maçonaria é relevante para uma enorme gama de assuntos, desde a história da jardinagem até estudos de teatro, mas os temas mais amplos não são imediatamente evidentes. Os estudiosos usam, frequentemente, provas maçônicas simplesmente para confirmar e ilustrar ainda mais os temas e ideias estabelecidos. A história da Maçonaria francesa de Pierre Chevallier é uma das grandes conquistas da erudição maçônica, mas no final ela apenas reforça a historiografia republicana tradicional francesa. As limitações da pesquisa acadêmica atual sobre a Maçonaria são simbolizadas por um estudo recente de William Weisberger, sobre o papel da Maçonaria de Praga e Viena no Iluminismo. Embora o ensaio documente cuidadosamente as atividades das lojas Tchecas e Austríacas, o valor do estudo é limitado por sua visão estereotipada e banal do Iluminismo. Trabalhos como o de Margaret Jacob, que usa elementos maçônicos como um trampolim para o desenvolvimento de novas perspectivas que alteram nossa visão de todo um período são extremamente raros.

À medida que a exploração dos arquivos maçônicos por estudiosos continua, que tipo de temas mais amplos surgirá? Se a pesquisa sobre a Maçonaria afirma ser uma nova disciplina acadêmica emergente, quais serão suas características distintivas? Posso apenas esboçar brevemente algumas das possibilidades aqui, e espero que me perdoem se eu limitar as minhas observações à Grã-Bretanha, já que este tem sido o foco de minha própria pesquisa.

Dados Históricos e Sociais nos Arquivos Maçônicos

À medida que continuamos a explorar o arquivo maçônico, encontraremos uma grande quantidade de informações sobre tipos antigos da história, sobre a realeza, políticos e governos, e isso não pode ser ignorado. Muitos dos Grãos-Mestres ingleses desde 1782 foram membros da família real, mas o significado disso para a monarquia britânica como instituição, nunca foi completamente pesquisado. A Maçonaria é uma das instituições britânicas em que a aristocracia ainda exerce grande influência e o papel da aristocracia na Maçonaria britânica oferece uma área frutífera de estudo para acadêmicos interessados no declínio e queda da aristocracia britânica. Ocasionalmente, a Maçonaria foi envolvida em eventos políticos mais amplos. Por exemplo, em 1929, pouco antes da eleição do segundo governo trabalhista, uma nova loja maçônica, a New Welcome Lodge No. 5139 foi formada a pedido do então Príncipe de Gales. Esta loja era destinada exclusivamente a funcionários e diretores, membros do partido Trabalhista, e reflete a preocupação de que militantes do Partido Trabalhista tivessem sido, com frequência recusados por Lojas Maçônicas. A New Welcome Lodge tinha por objetivo garantir que o novo governo socialista não se alienasse da Maçonaria. Também se esperava que a loja atraísse mais trabalhadores para a Maçonaria, e que os valores maçônicos reduzissem ‘influências perturbadoras’ no chão de fábrica. Embora a New Welcome Lodge tivesse inicialmente muito sucesso no recrutamento de deputados trabalhistas (incluindo Sir Robert Young, o Presidente-adjunto, Arthur Greenwood, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Líder do Partido Trabalhista, e Lindsay Scott, secretário do Partido Trabalhista), a formação do Governo Nacional alterou a situação política, e a partir de 1934, a New Welcome Lodge foi aberta a deputados de todos os partidos e ao pessoal que trabalhava no Palácio de Westminster, tornando-se, essencialmente, um anexo do Palácio de Westminster.

Sem dúvida, as informações mais fascinantes nos arquivos maçônicos são os detalhes sobre pessoas conhecidas que eram maçons. O reformador social e legal, Lord Brougham foi iniciado maçom em um impulso, enquanto estava de férias nas Ilhas Hébridas. Foi este um episódio passageiro na vida de Brougham, ou os valores da Maçonaria influenciaram as reformas legais de Brougham? A mesma pergunta pode ser feita sobre muitas outras figuras de destaque na história britânica que eram maçons. Em julho de 1885, o jornal inglês maçônico, The Freemason, relacionava membros do governo e da família real que eram maçons. Entre os citados pelo The Freemason estavam Sir Charles Dilke, Presidente do Conselho de Governo Local de 1882-1885, que era o líder da facção radical dentro do Partido Liberal e o mais eminente defensor do republicanismo. Apesar de seus pontos de vista republicanos, Dilke se tornou um amigo íntimo do príncipe de Gales. Até onde essa amizade foi fomentada por suas participações na Maçonaria? Da mesma forma, Dilke estava próximo aos líderes republicanos franceses, como Gambetta, que também eram maçons. A lista do The Freemason também incluía um dos opositores políticos de Dilke, Lorde Randolph Churchill, pai de Sir Winston Churchill. Lorde Randolph era um conservador populista cuja personalidade era uma das mais intrigantes na política do século XIX. No caso de Lorde Randolph, uma investigação mais aprofundada de sua carreira maçônica seria interessante até onde ela pudesse ajudar a interpretar seu personagem difícil.

Assim como os arquivo maçônicos fornecem novas informações sobre pessoas, eles, da mesma forma, lançam uma nova luz sobre os lugares. Os arquivos maçônicos são particularmente ricos em informações sobre a vida local e as redes sociais. A campanha por um governo mais democrático da cidade na década de 1820 e 1830 foi ofuscada pelo movimento pela reforma parlamentar; mas a reforma municipal foi, de certa forma, um foco mais potente de ativismo político local. Na cidade de Monmouth, nas fronteiras galesas, uma campanha contra o controle da cidade pelo Duque de Beaufort criou polêmica local acirrada na década de 1820. Os arquivos da Grande Loja Inglesa incluem correspondência que fornecem novas informações sobre essa disputa. O líder do Partido Reformista, Trevor Philpotts, era o venerável mestre da loja maçônica local, a Royal Augustus Lodge. Um dos membros da loja era Joseph Price, membro mal-humorado do grupo que se opunha à reforma. Em 1821, Price foi acusado por Philpotts de abusar de sua posição como magistrado, ao conceder tratamento preferencial a um amigo na prisão. A loja maçônica aprovou uma série de resoluções contra Price, uma das quais se refere ao seu alegado abuso de sua autoridade judicial. Preço protestou junto ao Grão-Mestre, o Duque de Sussex, que aquele procedimento não era maçônico. O Duque suspendeu a loja, para desgosto de Philpotts que estava ansioso para que a loja participasse na próxima consagração de uma loja na cidade vizinha de Newport. Depois de protestos de Philpotts, o Duque levantou a suspensão da Loja. Esta notícia foi recebida com alegria na cidade e os sinos da igreja tocaram em festa. Isto provocou uma nova rodada de correspondência com a Grande Loja, uma vez que Price reclamou que ele só ouviu falar da decisão do Grão-Mestre neste caso, quando os sinos começaram a tocar.

Espaço Público e Privado

Esse caso ilustra como as lojas eram uma importante característica da vida local. Desfiles e procissões eram até recentemente o maior foco da vida pública nas cidades, e desfiles maçônicos eram particularmente importantes, porque estavam associados a cerimônias realizadas pela Maçonaria para a dedicação dos edifícios públicos e marcavam etapas importantes no desenvolvimento da cidade. Em Sheffield, por exemplo, a abertura de um canal proporcionando a primeira ligação da cidade ao mar em 1819 foi celebrado por procissões das lojas de Sheffield e da região, e extratos de livros de atas maçônicos descrevendo estas cerimônias foram emoldurados e exibidos com orgulho na sede da Companhia do Canal. Tais procissões forneciam uma face pública para a Maçonaria e associavam a Maçonaria à identidade cultural da cidade. Além disso, elas explicitamente vinculavam os maçons à remodelação física do espaço público urbano. Tais marcos na remodelação de Edimburgo entre 1750 e 1820 tais como a conclusão dos novos prédios da universidade, a ponte George IV e as docas em Leith foram marcadas por enormes procissões maçônicas. Em Londres, o Príncipe Regente, que era Grão-Mestre da Primeira Grande Loja era a força motriz por trás da reabilitação de grande parte do extremo oeste. Quando o Príncipe como Grão-Mestre inaugurava formalmente em enormes cerimônias públicas, tais grandes edifícios novos como o Covent Garden Theatre, no local do atual Royal Opera House, essa conjunção entre Maçonaria e espaço público alcançava uma expressão muito potente.

Enquanto a Maçonaria tinha um envolvimento íntimo com o espaço público através da sua atividade processional, as reuniões de loja, ao contrário, ocorriam em um espaço privado fechado, guardado pelo Cobridor. Em um artigo recente, Hugh Urban utilizou as ideias de teóricos como Pierre Bourdieu para analisar as formas como o espaço fechado e o sigilo da reunião de loja facilitaram a elaboração de conceitos de poder social e hierarquia no final do século XIX na América. Alterações em relações espaciais dentro da reunião de loja podiam refletir mudanças sociais mais amplas. Mary Ann Clawson, por exemplo, mostrou como o uso de cenários de palco com arcos proscênio e quedas elaboradas de cortina em iniciações do Rito Escocês a partir do final do século XIX podem estar relacionados ao aumento de atividades de lazer que destacavam o consumo de uma audiência passiva. Na Inglaterra, a expressão mais concreta dessa necessidade de um espaço fechado foi o desenvolvimento do templo maçônico. Até a década de 1850, a maioria das reuniões maçônicas tinha lugar em salas de tavernas, um espaço que estava na fronteira entre o privado e público. A campanha para a construção de templos com finalidade maçônica foi uma expressão do fetiche de respeitabilidade que era uma característica da classe média vitoriana. Em cidades como Sheffield, os templos maçônicos faziam parte do desenvolvimento de um novo centro da cidade com praças e prédios públicos. A criação de tais centros urbanos foi uma expressão espacial do poder da nova elite urbana de classe média, destinados a fornecer, nas palavras de Simon Gunn, “um centro simbólico no coração de um espaço público vazio para afirmar o poder coletivo e a presença da burguesias provincial”. Os templos maçônicos no meio desses centros cívicos, dedicado às cerimônias secretas realizadas por lojas, cuja participação era, em princípio, aberta a todos os homens respeitáveis da cidade, mas que, na prática, era cuidadosamente controlado, simbolizava poderosamente a natureza dessas novas elites.

 

Autor: Andrew Prescott
Tradução: José Filardo

 

Fonte: https://opontodentrodocirculo.wordpress.com/

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