Maçonaria brasileira invade New York

Durante os dias 26, 27 e 28 de janeiro, a Grande Loja do Estado de New York realizou sua I International Grand Lecture’s Convention, sob a liderança de seu Grão-Mestre, o Mui Respeitável Irmão Jeff Williamson e seu Adjunto e também Past Grande Mestre Internacional da Ordem DeMolay, Bill Sardone. Com um time formado por oficiais da Mariners Lodge e de outras diferentes Lojas e sob a coordenação da comissão de ritualística da GLNY, os três graus foram realizados passo-a-passo, com comentários e explicações adicionais e esclarecendo as dúvidas de todos os presentes, representantes das diversas obediências maçônicas espalhadas pelo mundo que utilizam o ritual de NY do Rito de York, dentre irmãos de países como Finlândia, Gabão, Portugal, Peru, Bolívia, Paraguai, Guatemala, Líbano e a maior comitiva: Brasil.

O Brasil se fez presente com irmãos de diversas Grandes Lojas da CMSB e Grandes Orientes da COMAB, incluindo Grão-Mestres como os Irmãos Aldino Brasil, da GLOMARON; Norton Panizzi, da GLERS; Rubens Franz, do GOSC; e Guilherme Ribeiro, do GOEPE. A CMI também se fez presente por meio de seu Secretário Executivo, Irmão Rudy Barbosa, Past Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia.

Todas essas e tantas outras lideranças maçônicas de renome nacional e internacional tiveram a humildade de ocupar as colunas e tornarem-se, durante esses três dias, expectadores de um verdadeiro espetáculo ritualístico, no qual os oficiais não apenas desdobraram os rituais de memória, mas, principalmente, os encenaram de forma profissional, com gesticulação e entonação dignas da vizinha de bairro da GLNY, a Broadway.

Ao final, ocorreu uma divertida cerimônia de graduação, seguida de um jantar de comemoração que brindou um evento maçônico internacional pioneiro concluído com sucesso e de forma irretocável.

E após o término do evento, com alguns dias a mais de estadia, tive a honra de ser aceito como integrante da comitiva da GLOMARON, composta pelo seu Grão-Mestre, Aldino Brasil; seu Past Grão-Mestre, Juscelino Amaral; e os valorosos irmãos Marcus Vinícius e Ezídio, ambos da querida Loja Vale do Jamari #38; todos com as respectivas cunhadas. Um pulo em Washington DC incluiu um tour maçônico pelo George Washington Masonic National Memorial, mantido por todas as Grandes Lojas dos EUA e com o apoio de várias outras ordens e entidades maçônicas e da família maçônica; e no House of the Temple, sede do Supremo Conselho do REAA da Jurisdição Sul dos EUA.

Por fim, de volta a New York, a comitiva fechou a viagem com chave de ouro ao visitar a Brazilian Lodge, Loja que abriga maçons brasileiros vivendo em NY e entorno, na qual fomos muito bem recebidos pelo Venerável Irmão Willian e todos os demais irmãos daquela oficina.

Deixo aqui meus mais sinceros agradecimentos ao Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil; à dupla da GLNY, Jeff e Bill; à comitiva da GLOMARON; e aos irmãos da Brazilian Lodge por fazerem a diferença nessa viagem, tornando-a inesquecível.

Deixe uma resposta