a
a
HomeBanquetes ParamaçônicosJantar de Encerramento do Ano de 2016 da Grande Loja de Santa Catarina

Jantar de Encerramento do Ano de 2016 da Grande Loja de Santa Catarina

No dia três de dezembro na Sede da Grande Loja de Santa Catarina  foi realizado a confraternização de encerramento do ano.

Cumprimentando a todos, o Grão-Mestre João Eduardo Noal Berbigier (e), informou que havíamos programado um encontro alegre e festivo, porém nosso cerimonial foi alterado em virtude da  grande comoção e tristeza que abalou o mundo com o trágico acidente aéreo. Chamou para vir ao seu lado o Delegado do 19º  Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina, o Irmão Luiz Augusto Gemelli, representando a cidade de Chapecó. Berbigier lamentou profundamente o ocorrido, prestou homenagem póstuma às vitimas e pediu ao Irmão Gemelli que leve a Chapecó, em particular aos parentes e amigos das vítimas, o abraço de condolências da Grande Loja de Santa Catarina, rogando que o Supremo Criador lhes dê forças para suportar o imensurável sofrimento a que foram submetidos. Destacou que neste momento de profunda dor se formou uma inacreditável cadeia mundial de união e de solidariedade, que acalenta e traz a todos uma esperança de dias melhores.

Passando a Palavra para o cerimonial Irmão Gilberto José Graff, solicitou que desse prosseguimento ao protocolo.

O Irmão Graff, informou que atendendo solicitação da Grande Loja de Santa Catarina, a Associação Beneficente “Mosaico” fará uma encenação alusiva ao natal e ao final de ano.

Informou que a encenação foi produzida pelas esposas de Maçons da Associação “Mosaico” que, considerando ser a maioria dos presentes cristãos, tomaram por base a história do nascimento de Jesus Cristo.

Assim, antecipadamente, solicitou a compreensão daqueles que professam outras crenças.

A Cunhada Célia conduziu a encenação citando a primeira estrofe da música de Renato Teixeira que diz; “Somos todos irmãos, moramos na mesma rua. Bebemos no mesmo copo a mesma bebida crua. O homem possui a fala e a fala edifica o canto e o canto repousa a alma”.

Gocha e Monica apresentaram a canção.

Fazendo paralelo com a música e o amor universal disse que Deus o Grande Arquiteto do Universo resolveu em forma de homem se materializar e desta data em diante, no dia 25 de dezembro, festejamos o Natal. Celebrar esta tradição é fazer memória ritual do encontro entre o divino e o humano. E neste encontro a vida alcança plena realização e significado.

Os presentes dos reis magos foram representados por exemplares de trabalhos filantrópicos da Associação Mosaico.

Em virtude do luto foi cancelada a apresentação de uma banda de papais noéis, mas a Grande Loja fez um pedido ao bom velhinho para que contemple a todos de forma individual e no íntimo de cada um.

Com palavras de esperança cita que na vida muitas vezes nos perguntamos por quê? Mas que Deus sempre se manifesta. Assim como nos mostrou que era preciso um trágico acidente para que uma linda egrégora mundial de solidariedade se formasse provando que amor verdadeiro entre a humanidade ainda existe. O mundo unido através da dor abraçou nossa querida Chapecó, e que neste próximo ano desejamos paz em nossos corações.

O Ano Novo que foi representado pelo professor de dança João Biasotto, do Studio Dance ÍmPar, de Florianópolis, e uma sobrinha dançando a música “Marcas do que se foi”, trazendo a bandeira da Chapecoense.

Para o desfecho final, o Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre; o Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão Flávio Rogério Pereira Graff; os Eminentes Ex-Grão-Mestres Airton Edmundo Alves e Wilson Filomeno; e o Irmão Luiz Augusto Gemelli, Muito Respeitável Delegado do Grão-Mestre para o 19º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina; acompanhados das suas respectivas esposas, as cunhadas Maria Anita Jardim Berbigier, Adriana Bittencourt Sada Graff, Ana Maria e Silva Alves, Marilene Campos Filomeno e Eloa dos Santos Deike, foram chamados para se colocarem em local  de  destaque.

Com uma mensagem de otimismo e de esperança, o Grão-Mestre encerra o ciclo de festividades alusivas aos 60 anos de fundação da Grande Loja de Santa Catarina, solicita que todos se abracem e brindem a chegada de mais um ano abençoado pelo Grande Arquiteto do Universo, que todos continuem ajudando a construir a História da Grande Loja de Santa Catarina e em consequência uma sociedade melhor.

Ao final, o Irmão Berbigier convidou a todos para brindar pela chegada do ano novo dizendo:

Saúde…Saúde…Saúde

Paz…..Paz….Paz

Felicidade….Felicidade…..Felicidade…..“.

“A CONSTRUÇÃO SOCIAL PELO EXEMPLO”.

A seguir mais registro fotográfico desta noite.

Fonte: https://mrglsc.org.br/

No comments

leave a comment