“Harmonia IV” completa 15 anos

Rito Schröder foi exaltado na cerimônia. Decano do rito no Brasil conclamou: “Não deixem morrer uma tradição!”

A Loja “Harmonia IV” nº 444, de Porto Alegre, completou 15 anos de fundação no dia 30 de outubro. Para marcar a importante data, realizou nesta segunda-feira um banquete ritualístico que contou com a participação do Grão-Mestre do GORGS Tadeu Pedro Drago, do representante da GLMERGS Rui Jung Neto e representantes das Lojas “Zur Eintracht” nº 441 e “Universum” nº 475, ambas de Porto Alegre, “Almirante Tamandaré” nº 459 e “União e Fraternidade Universal” nº 331, ambas de Rio Grande, “Hermes Trismegistus” nº 483, de Esteio, “Rocha Negra” nº 383, de São Leopoldo (todas do GORGS); e “Concordia et Humanitas” e “Gusmão Fortunato”, ambas da GLMERGS.

A cerimônia teve momentos marcantes, como quando o delegado da 41ª R.M. José Carlos Santos Alquati, apresentou um completo histórico do rito Schröder no Rio Grande do Sul, destacando a história das Lojas “Zur Eintracht” (que pratica o rito em língua alemã) e “Harmonia IV” (que pratica em rito português). Na sequência, os brindes exaltaram os Maçons, as Lojas Maçônicas e a Ordem Maçônica mundial, os gestores das três Potências gaúchas, a Loja aniversariante, os visitantes e a memória dos Maçons que já partiram para o Oriente eterno.

O Venerável-Mestre da aniversariante, Antônio Augusto de Oliveira Brito, se disse muito satisfeito com a oportunidade de confraternizar com tantas Lojas do rito, tanto do GORGS quanto da GLMERGS. O representante da GLMERGS falou em nome do Grão-Mestre Paulo Roberto Pithan Flores, que está em viagem internacional, parabenizando à Loja por seus 15 anos de trabalho. Já o Grão-Mestre do GORGS homenageou o decano do rito Schröder no Brasil, João Júlio Hogetop, que está prestes a completar 50 anos de Maçonaria. Também homenageou o Venerável-Mestre anfitrião e a Loja, presenteando-a com uma placa comemorativa. Lembrou que o rito é um dos mais simbólicos e belos na sua execução e que trabalha muito para seu crescimento. Ao final, puxou o tradicional “parabéns a você” seguido pelos quase 60 Irmãos presentes.

Em depoimento à comunicação social do GORGS, o Irmão João Júlio Hogetop lembrou do reinício da prática do rito Schröder no Brasil, há quase cinco décadas: “Em função da segunda guerra, não se podia mais fazer referência a nada que fosse de origem alemã. Mas conseguimos aos poucos retomar e hoje o rito é o que mis cresce no Brasil”. Satisfeito em poder realizar sua missão de resgate do rito, ele fez um apelo para que não se deixe morrer a tradição de trabalhar em língua alemã. “Hoje, a única Loja Maçônica da América do Sul que trabalha em alemão é a ‘Zur Eintracht’, do GORGS. Precisamos de mais Maçons que falem alemão para não deixarmos essa tradição acabar. Conclamo a todos os Irmãos que nos ajudem nessa nova missão!

Fotos: Rodrigo Reus/Com. Social GORGS

Fonte: http://gorgs.org.br/site/index.php/2017/10/31/harmonia-iv-completa-15-anos/


NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE
ADQUIRA AGORA MESMO ESTE LIVRO

Esta Coletânea reúne alguns retalhos e recortes da rica história do Grande Oriente do Brasil, primeira Potência Maçônica a se instalar em território brasileiro, em 17 de junho de 1822, em comemoração aos seus 195 anos de existência.

MAÇONARIA, MAÇOM, MAÇONS, LIVROS MAÇÔNICOS, LIVROS ESOTÉRICOS, GOB, COMAB, GLM, LOJA MAÇÔNICA, GRANDE LOJA MAÇÔNICA, HISTÓRIA DA MAÇONARIA, HÉLIO PEREIRA LEITE, HÉLIO P. LEITE, HPL, 195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, O GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMEMORA 195 ANOS DE FUNDAÇÃO

195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO

GRANDE ORIENTE DO BRASIL


MAÇONARIA, MAÇOM, MAÇONS, LIVROS MAÇÔNICOS, LIVROS ESOTÉRICOS, GOB, COMAB, GLM, LOJA MAÇÔNICA, GRANDE LOJA MAÇÔNICA, HISTÓRIA DA MAÇONARIA, HÉLIO PEREIRA LEITE, HÉLIO P. LEITE, HPL, 195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, O GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMEMORA 195 ANOS DE FUNDAÇÃO


Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta