a
a
HomeTextos e HistóriasGarotas do Arco-Íris

Garotas do Arco-Íris

Data-Marca: 1922.
Origem: ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.
Chegou ao Brasil em: 1990.
Quem pode ingressar: MOÇAS.
Idade: de 11 a 20 anos. 

O QUE É?

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, originalmente The International Order of the Rainbow for Girls, é uma ordem paramaçônica dedicada à edificação do caráter de jovens adolescentes do sexo feminino, sem obrigatoriedade de parentesco maçônico e com idade compreendida entre 11 anos completos e 20 anos incompletos. O programa das Garotas do Arco-Íris é voltado fundamentalmente ao treinamento da liderança através da prática do serviço comunitário: as jovens garotas são levadas ao aprendizado sobre o valor da caridade através de seus trabalhos de envolvimento com a comunidade.

Obviamente sem fins lucrativos, a Arco-Íris se esforça para dar às suas meninas as ferramentas, o treinamento e o incentivo para que estas façam seus espíritos brilharem ao fornecer um ambiente seguro, divertido e cuidadoso aos seus membros, onde as meninas mais velhas podem interagir e orientar as meninas mais novas através de um envolvimento familiar.

A unidade básica de funcionamento da ordem se chama Assembleia e suas sessões se dão via de regra em templos maçônicos. O sistema ritualístico da Ordem foi baseado nos rituais das Blue Lodges (Rito de York). As Assembleias podem ser patrocinadas por uma ou mais Lojas Maçônicas ou ainda por Capítulos da Ordem da Estrela do Oriente.

A filosofia e as alegorias da ordem giram em torno da história de Noé, que consta no livro de no Capítulo 9 de Gênesis no Livro das Sagradas Escrituras, onde é contado o motivo do advento do arco-íris nos céus após a rigorosidade do dilúvio:

“Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele: Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes, e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os rebanhos domésticos e os animais selvagens, todos os que saíram da arca com vocês, todos os seres vivos da terra. Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra. E Deus prosseguiu: Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida. Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra. Concluindo, disse Deus a Noé: Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra.”.

Os principais preceitos praticados pelas garotas do Arco-Íris são desenvolvidos por intermédio da liderança efetiva, da Fé, da Esperança e da Caridade. Constituem ao todo sete princípios que são representados cada um por uma cor do Arco-Íris:

  1. Vermelho – Amor: Amor ao lar, à família e ao próximo;
  2. Laranja – Religião: Crença na existência de Deus;
  3. Amarelo – Natureza: Respeito para com a natureza;
  4. Verde – Imortalidade: Crença na imortalidade da alma;
  5. Azul – Fidelidade: Fidelidade e dignidade de caráter;
  6. Anil – Patriotismo: Patriotismo e amor pelos símbolos pátrios e
  7. Violeta – Serviço: Serviços em prol da humanidade e da comunidade.

Pela observância leal destas virtudes, cada garota do Arco-Íris pode concluir com sucesso sua jornada em direção ao verdadeiro “pote de ouro”.

Existe também um programa para garotinhas de 8 a 11 anos que se reúnem em células chamadas de Promessas que são patrocinadas pelas Assembleias como uma preparação ainda maior para a juventude de uma Arco-Íris e de uma futura mulher de bem.

 BREVE HISTÓRICO

A Ordem foi fundada em 06 de abril de 1922 na cidade de McAlester, Oklahoma nos Estados Unidos da América. Foi idealizada e seus rituais criados pelo reverendo William Mark Sexson, um pastor cristão e maçom ativo que passou toda sua vida dedicando-se às organizações fraternais e ao seu ministério.

Sexson idealizou uma ampliação da família maçônica. A exemplo da Ordem DeMolay fundada poucos anos antes e sendo muito envolvido com a Ordem da Estrela do Oriente, num período pós 1ª Guerra Mundial quando pais e irmãos tiveram que abandonar os lares para as batalhas e não mais retornando deixaram as jovens garotas desamparadas, ele viu a necessidade de abrir espaço para a participação destas jovens meninas no convívio maçônico.

A primeira iniciação ocorreu também na data de 06 de abril de 1922, ocasião na qual 171 meninas foram iniciadas nas dependências do auditório do Templo do REAA em McAlester. Originalmente o nome da ordem foi escolhido como sendo Ordem do Arco-Íris para Garotas.

Arco-Íris chegou ao Brasil somente 68 anos após sua criação, no ano de 1990. Por meio do trabalho dos maçons paranaenses José Rodrigues Filho e João Chiarelli Salgado, além da esposa deste Mara Drummond Salgado e outros irmãos e cunhadas liderados por estes, além da diretoria executiva da Sereníssima Grande Loja do Paraná, em 15 de maio de 1990 uma carta foi outorgada pela Suprema Assembleia nomeando o maçom João Chiarelli Salgado como Supremo Deputado da Ordem do Arco-Íris para o Brasil e finalmente no dia 16 de maio de 1992 foi fundada a Assembleia Caminho de Luz n°1 na cidade de Cascavel/PR. Atualmente em solo brasileiro existem três Grandes Jurisdições: Paraná (abrangendo PR, MS, AC, RR, PA, AP, MA, TO e Paraguai), Espírito Santo (abrangendo ES, RJ, MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE e PI) e São Paulo (abrangendo SP, SC, RS, GO, DF, MT, RO e AM).

Estima-se que atualmente existam mais de 900 assembleias ao redor do globo, em países como Estados Unidos da América, Brasil, Alemanha, Aruba, Austrália, Bolívia, Canadá, Filipinas, Japão, Itália, México, Romênia e Paraguai.

 GRAUS

Os ensinamentos são passados no único grau que consiste na Cerimônia de Iniciação. Logo, em síntese, não existem graus para as Garotas do Arco-Íris, e a partir da iniciação se é uma Arco-Íris em plenitude e igualdade de direitos.

Existe também um grau honorífico chamado Grande Cruz das Cores que é a maior honraria que uma menina Arco-Íris ou um Maçom envolvido com a Ordem pode receber, pois simboliza muitos anos de amor e serviço dedicados a esta.

Referências Bibliográficas

Freemason Information. International Order of Rainbow for Girls. Disponível em: http://freemasoninformation.com/what-is-freemasonry/family-of-freemasonry/international-order-of-rainbow-for-girls/

Grande Oriente de São Paulo. Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. Disponível em: http://www.gosp.org.br/paramaconicas/ordem-do-arco-iris/

Harmonia das Cores. A Ordem no Brasil. Disponível em: http://harmoniadascores.com.br/sobre-a-ordem-do-arco-iris-para-meninas/

HODAPP, Christopher. Maçonaria para Leigos – A Ordem Internacional do  Arco-Íris para meninas. Rio de Janeiro/RJ – Alta Books – 2015. Pg 256-257.

Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas – Grande Jurisdição do Paraná. O Arco-Íris. Disponível em: http://www.ordemarcoirispr.org.br/?page=entidade.

Rainbow Girls Kansas. Rainbow Lessons. Disponível em: http://www.iorg.org/L_Love.php.

The International Order of Rainbow for Girls. History. Disponível em: https://www.gorainbow.org/history

Wikipedia. International Order of the Rainbow for Girls (IORG). Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/International_Order_of_the_Rainbow_for_Girls

No comments

leave a comment