a
a
HomeTemplo de Estudos MaçônicosEU DEVO SER CHAMADO MAÇOM?

EU DEVO SER CHAMADO MAÇOM?

deve ser educado, ativo, estudioso, verdadeiro e firme, e possuir espírito público”.
Refleti sobre aqueles valores e comportamentos e concluí de relance que eu estou longe de ser um maçom. Afinal de contas, para que seja um maçom preciso ser um cidadão completo em termos de valores filosóficos e materiais.
Mas vamos por parte na análise de tal conceito: para ser maçom devo ser educado. bem, constantemente, isto não é tão fácil ser. o conceito de educado tomado no sentido de bom comportamento e de cortesia nem sempre pratico.
Não raras vezes sou explosivo com os outros, muito especialmente, quando sou contrariado. Para preencher este requisito penso que teria que ser mais tolerante, bom ouvinte e humilde. Conclusão: não sou educado, pelo menos como deveria ser.
Ativo: bom, ativo para algumas coisas eu sou. Mas, na idade que estou, sou mais seletivo nas escolhas. Não raramente sou ativo com aquilo que dá mais prazer.
Conclusão: não devo ser chamado de um inativo completo, porém, não sou bom exemplo neste quesito. Com a palavra a tela de televisão, que me tem por horas a contemplá-la.

Apesar de não assistir qualquer coisa, é bom que se diga. Para melhorar neste item, deveria assistir menos esta tela invasora dos nossos lares.
Estudioso: bom, agora mesmo que a autocrítica fica mais pesada.
Quanto livro tem lido ultimamente? Nenhum. Começo e não termino. A idade me fez diminuir a paciência com textos longos. Mas, também tenho qualidades neste tópico: leio jornais e revistas. Isto também é uma forma de estudo. Mas é pouco, devo reconhecer.
Verdadeiro e firme: eta valores difíceis de serem praticados. Verdadeiro significa ser sincero, agir com ética, compromissado com a verdade. do mesmo modo, firme não é fácil de ser, ao menos constantemente.
Não raras vezes prefiro vergar a coluna a afrontar opiniões ou comportamentos contrários, mesmo sabendo serem eles errados, com a explicação de “pagar para não se incomodar”.
Possuir espírito público: neste quesito a minha consciência diz que sempre mereci mais consideração do que tive do ponto de vista do reconhecimento de terceiros. aqui o espelho da consciência me diz que, se não andei sempre nos trilhos, o trem da corrupção e das facilidades não me atropelou.
Feitas estas considerações, vem o questionamento das razões de eu estar aqui. me autoqualificar de maçom.
Mudar a assinatura para incorporar os três pontinhos. chamar os iguais de irmãos. praticar rituais com os quais não estava acostumado. usar trajes que no início me pareceram estranhos. usar terminologias e gestos estranhos ao meu vocabulário habitual e outras ritualísticas.
O espelho mirado nesta manhã, simbolizado pela minha consciência, me disse algumas coisas interessantes, que gostaria de enumerá-las:
1 – estou longe de ser um maçom. sou apenas um aprendiz e talvez algum dia um candidato a ser.
2 – se algum dia alcançar a condição de maçom tem de ser muito melhor do que sou hoje e se quiser alcançar o objetivo, não será possível sem esforço pessoal e isto ninguém fará por mim.
3 – preciso ser mais educado no trato como os irmãos (de todas as lojas e orientes), mais ativo, mais estudioso, mais verdadeiro e firme, pensar mais no interesse público e ser menos egoísta.
Refletindo sobre tudo isso e observando o comportamento alheio, diga-se de passagem, fazer isso parece que dá mais prazer. mesmo porque fico mais fácil para justificar as nossas carências e falhas.
Com um fio de prazer concluo que não sou tão desigual. na minha ótica, não estou sozinho neste mar de imperfeições. Volto a pensar melhor e concluo que isso não justifica. Afinal, carências alheias não suprem as minhas.
Assim, não tem jeito. Tenho que cuidar mais de mim. Assumir compromissos de melhora e fazer a própria reforma íntima. Caso contrário, é bem provável que até a condição de aprendiz um dia venha perder, pois a caravana anda e tenho de estar sempre nela, polindo a pedra.
E você, meu irmão, já olhou no espelho hoje para ver e ouvir a voz da sua consciência?

 

Fonte: JB News

No comments

leave a comment