Dentro das comemorações do Dia do Maçom, celebrado no da 20 de agosto, as lojas maçônicas Grande Loja e Grande Oriente, em Aracaju, inauguraram na última sexta-feira (18) o monumento em homenagem à maçonaria sergipana, localizado na orla de Atalaia.

O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o deputado estadual Luciano Pimentel e o presidente da Câmara de Municipal de Aracaju (CMA), vereador Josenito Vitale, o “Nitinho”, que vai propor a realização de uma sessão especial dedicada à maçonaria, a exemplo da que será realizada no dia 29, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Para o grão-mestre Estadual Lourival Mariano, o monumento é revestido de uma forte simbologia para os maçons. “Comemoramos de forma antecipada o Dia do Maçom, e nada melhor que um monumento para homenagear todos nós, pois representa a nossa instituição”, frisou. O grão-mestre acrescentou que, por ser um ponto turístico, o local onde foi instalado o monumento está acessível aos maçons de Sergipe e de outros estados que visitam Aracaju.

Já o grão-mestre da Grande Loja Maçônica, Jorge Henrique Pereira Prata, destacou que o monumento é um marco para a maçonaria sergipana. O fundador da Grande Loja Maçônica de Sergipe, Antônio Freitas, lembrou que a maçonaria é baseada na liberdade, fraternidade e igualdade. “A maçonaria precisa ser mostrada à população e uma das formas encontradas foi esse monumento que servirá de visitação pública”, concluiu.

Em Sergipe existe 27 lojas maçônicas, com aproximadamente 2 mil obreiros, envolvidos em ações sociais. As lojas têm uma hierarquia própria, que envolve os três poderes e as eleições acontecem a cada quatro anos. Sua simbologia é representada pelo esquadro e compasso entrelaçados, o que representa a retidão do homem e a forma correta na condução da vida.

Com informações da CMA e Alese.

Foto: César de Oliveira.