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A MÚSICA NO BANQUETE

James Anderson, incumbido de compilar velhos documentos da Maçonaria Operativa, produziu um documento que, em 1723, transformou- se no instrumento básico da Maçonaria Moderna, e passou a chamar-se “As Constituições de Anderson”, por reunir, num só tomo, informações históricas, os Old Charges (velhos costumes) e várias canções maçônicas, que eram cantadas nas reuniões de Lojas e nos banquetes, dentre elas: “O Canto do Mestre” ( Venerável Mestre), “ O Canto do Vigilante”, “O Canto do Companheiro” e “O Canto dos Aprendizes Registrados”.

A música teve papel importante na vida das Lojas, no século XVIII, na Inglaterra, na França e na Alemanha, onde foram produzidas grandes composições, por vários compositores maçons,dentre eles: François Adrien BOIELDIEU, Johannes Chrisostomus Wolfgang Amadeus MOZART, Joseph HAYDEN, Jean SIBELIUS, Franz LISZT, Luigi CHERUBINI, John Philipp SOUSA.

Em nosso país, podemos destacar Antonio Carlos Gomes e Luiz Gonzaga, Rei do Baião, que nos brindou com a música “Acácia Amarela”.

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Fonte: Banquete Maçônico – Origens, Preparação e Ritualística

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