3°. LOJA DE MESA DAS LOJAS JURISDICIONADAS AO GODF BANQUETE RITUALÍSTICO

Em comemoração aos 47 Anos de Fundação do GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL – GODF, foi realizado na sexta-feira (20/04), a 3°. Loja de Mesa da Obediência, no Salão de Festa “Acácia Amarela” da GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO DISTRITO FEDERAL (GLMDF).

A Sessão foi Presidida pelo Eminente Irmão Lucas Galdeano, Grão-Mestre do GODF, que saudou a todos com grande calor farternal. “Espero que ao final, todos saiam daqui, no mínimo, com uma recordação agradável”, disse. Em seguida, passou a condução dos trabalhos ao Poderoso Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque, Grão-Mestre Adjunto do GODF.

O Evento contou com 148 Irmãos, oriundos de Lojas Maçônicas do Distrito Federal.
Também prestigiaram o Banquete, diversas autoridades dos Poderes Internos do GOB, GODF e da GLMDF, entre elas: o Sereníssimo Irmão Cassiano Teixeira de Morais, Grão-Mestre da GLMDF; Eminente Irmão Hélio Pereira Leite, Grão-Mestre de Honra do GODF; Eminente Irmão Paulo Afonso, Secretário Geral de Educação e Cultura do GOB; Poderoso Irmão Paulo Koo, Secretário Geral Adjunto de Relações Exteriores do GOB e o Grão-Mestre licenciado do Estado de São Paulo, Irmão Benedito Ballouk, postulante ao cargo de Grão-Mestre Geral do GOB.

Ao iniciar os trabalhos o Poderoso Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque, externou a satisfação de conduzir a Loja de Mesa: “meus estimados Irmãos, é com muita honra que recebi do Eminente Irmão Lucas Galdeano a incumbência de dirigir este trabalho”.
Após, a palavra foi concedida ao Irmão Orador, Poderoso Irmão Elias Vieira Almada, Procurador Distrital, para falar sobre o ato: “Está é a Ritualística na qual os Maçons se reúnem para confraternizarem-se em torno de uma mesa de refeição. Essa nobre reunião nos faz refletir, a respeito de encontros como esse, que marcaram a história”.
A Loja de Mesa, que também é conhecida como Banquete Ritualístico, Ágape Ritualizado, ou Banquete Fraternal; é uma reunião maçônica que acontece fora do Templo, em volta de uma mesa em formato de ferradura, devidamente ornamentada. Suas extremidades correspondendo ao Ocidente e a cabeceira  (mesa de honra), ao Oriente.
Seguindo o Ritual, os Aprendizes e Companheiros coordenados pelo Mestre de Banquetes, Venerável Irmão Marcos Cabral e pelo Chefe de Cozinha, Irmão Acácio Kalil, responsável pelo Buffet, foram servindo de acordo com o cardápio: 1° – pasta de grão-de-bico e kibe crú; 2° – salada verde e salpicão de carneiro; 3° – carneiro marroquino e arroz com lentilha; 4° – escalopinho ao molho madeira e arroz com brócolis, e 5° – sobremesa de abacaxi com sorvete.
Ao final, em emocionante homenagem, todos aplaudiram a equipe responsável pelo sucesso do evento: Aprendizes, Companheiros, Mestre de Banquete, Chefe de cozinha, Cozinheiras e Auxiliares.
E assim, o GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL, festejou os 47 anos de existência, demonstrando, mais uma vez, que a Unidade dentro da diversidade, é um dos fatores preponderantes, para longa e exímia existência.
Respeitando e congregando Irmãos de diferentes Ritos e Potências, em torno de uma mesa fraterna, a nossa Obediência Distrital fez a diferença!
Fonte: http://www.godf.org.br/site/3–loja-de-mesa-do-godf—banquete-ritualistico/TBu2wIr6RnM-3/nta.aspx

Deixe uma resposta