a
a

Nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, às 20h, no Templo Nobre Caldas Júnior, quando o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e sua comitiva entraram no Templo Nobre Caldas Júnior, sob a abóbada formada pelos lanceiros do Piquete Fraternidade Gaúcha, começou sessão magna pública alusiva aos 124 anos de fundação do Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Também nesse momento, as trezentas e noventa e sete pessoas que honraram com suas presenças a celebração já confraternizavam aguardando a abertura da cerimônia sob a proteção do Grande Arquiteto do Universo. Ali,

estavam representadas diversas Lojas, ministérios e ilustre conselho, delegacias regionais, poderes judiciário e legislativo do GORGS, a Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul, academias de letras, associações beneficentes, como Fundação São João e a Grande Associação Beneficente de Senhoras, instituições paramaçônicas, além de cunhadas, sobrinhos e amigos da Maçonaria. Na internet, milhares de Irmãos puderam acompanhar a cerimônia ao vivo, em vídeo, através da página da Rádio GORGS no facebook.

Foi uma noite de júbilo e congraçamento em que todos puderam homenagear grandes Maçons que escolheram viver cultuando os valores da liberdade, igualdade e fraternidade, como Antônio Antunes Ribas, primeiro Grão-Mestre, que, antes mesmo da fundação oficial desta Potência Maçônica, em 14 de outubro de 1893, trabalhou, junto a outros valorosos Maçons, para erguer as colunas e conduzir o GORGS em seus primeiros anos.

O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, tendo como 1º vigilante o Grão-Mestre Adjunto Osleno Wanderley dos Santos Heberlê, 2º vigilante o ministro das Finanças João Alberto Rebello e Silva, orador o Irmão Adão Paiani, Secretário o Irmão Valdir Malacarne e mestre-de-cerimônias o ministro da Administração Ivo Gilberto Fraga. Na mesa principal dos trabalhos, o Grão-Mestre de Honra José Aristides Fermino, o presidente do Tribunal de Justiça Maçônica Carlos Alberto dos Santos, presidente da PALM Patric Arend Luderitz e o comandante-geral da Brigada Militar Coronel Andreis Silvio Dal´Lago.

A sessão foi recheada apresentações culturais. Primeiramente, com a poesia do Irmão Léo Ribeiro, na qual conta em versos a história do GORGS, brilhantemente interpretada pelo declamador Irmão Maxsoel Bastos de Freitas. Já o cantor nativista Andy Marcolino, com seu acordeon, apresentou duas canções, a segunda delas, Eu Sou do Sul, de autoria do Irmão Elton Saldanha, cantada em uníssono pelo público. Em seguida, o Coral do GORGS, sob a regência do maestro Bernardo Grings, vocalizou canções de Gonzaguinha, Caetano Veloso e Milton Nascimento, com intenso aplauso do público em todas as interpretações do programa.

Desde a abertura da sessão, o Grão-Mestre evidenciou o significado histórico da celebração, acentuando que todos os Maçons em suas Lojas trabalham pensando no legado que deixarão para os aqueles que virão no futuro do GORGS. Destacou a responsabilidade dos Maçons como líderes, pregando que a atuação de cada um deve sair das Oficinas para ocupar espaços e buscar soluções numa sociedade conturbada e em descaminho como vive a nação brasileira nos dias atuais.

Na mesma esteira de pensamento o orador, após saudar as autoridades presentes, o público que superlotou o Templo Nobre e a grande audiência nas redes sociais do GORGS, lembrou que “Em 124 anos de história, o GORGS presenciou muitos momentos determinantes e por vezes dramáticos da história deste estado, da nação brasileira e do mundo (…) Vivemos um grave momento. A nossa própria sociedade vive hoje, nos seus fundamentos mais basilares, um ataque ideológico sem precedentes.” Sobre a atuação do GORGS nos dias atuais, lembrou o acerto na proposta de criação de um programa educacional: “O curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica, embrião do que em breve será a Faculdade Maçônica do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, resultará em grandes benefícios para a formação de Maçons, seus familiares e a comunidade em geral”. A alocução completa do orador pode ser conferida no programa Conexão GORGS desta quarta-feira (18), às 14h.

Continuando os trabalhos o Grão-Mestre salientou que os conceitos expressos na oratória são os mesmos que norteiam suas ações e representam as posições do Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Em seguida, apresentou o Irmão Oscar Ruben Mantia, garante-amizade do GORGS junto a Gran Logia Simbólica del Paraguay, destacando seu trabalho. Ato contínuo, o o ministro das Relações Exteriores Fulvio Delavi informou sobre os tratados e reconhecimento de regularidade já firmados com mais de setenta Potências Maçônicas ao redor do mundo, lembrando o relevante trabalho de pesquisa de dados históricos desenvolvidos no arquivo geral pelo Irmão Francisco Munhoz Silveira.

Encerrando a festividade, o Grão-Mestre convidou a todos para homenagear o GORGS em seu aniversário cantando “parabéns a você” agradeceu a presença tão expressiva e convidou para a recepção no salão de ágapes com pratos especialmente preparados para a ocasião pelo cucinieri Aldo Vetorello.

Fotos: Samuel de Souza Santos e Rodrigo Reus/Com. Social GORGS

Fonte: http://gorgs.org.br/site/index.php/2017/10/17/em-magnifica-noite-gorgs-comemora-124-anos-de-historia/


NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE
ADQUIRA AGORA MESMO ESTE LIVRO

Esta Coletânea reúne alguns retalhos e recortes da rica história do Grande Oriente do Brasil, primeira Potência Maçônica a se instalar em território brasileiro, em 17 de junho de 1822, em comemoração aos seus 195 anos de existência.

MAÇONARIA, MAÇOM, MAÇONS, LIVROS MAÇÔNICOS, LIVROS ESOTÉRICOS, GOB, COMAB, GLM, LOJA MAÇÔNICA, GRANDE LOJA MAÇÔNICA, HISTÓRIA DA MAÇONARIA, HÉLIO PEREIRA LEITE, HÉLIO P. LEITE, HPL, 195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, O GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMEMORA 195 ANOS DE FUNDAÇÃO

195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO

GRANDE ORIENTE DO BRASIL


MAÇONARIA, MAÇOM, MAÇONS, LIVROS MAÇÔNICOS, LIVROS ESOTÉRICOS, GOB, COMAB, GLM, LOJA MAÇÔNICA, GRANDE LOJA MAÇÔNICA, HISTÓRIA DA MAÇONARIA, HÉLIO PEREIRA LEITE, HÉLIO P. LEITE, HPL, 195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, O GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMEMORA 195 ANOS DE FUNDAÇÃO


Este slideshow necessita de JavaScript.

No comments

leave a comment